Primeira missão espacial privada realiza caminhada histórica no espaço

Astronautas civis da SpaceX testam trajes inovadores em marco da exploração comercial

Flávia Marinho
Por Flávia Marinho 2 Min Leitura
2 Min Leitura
Imagem: Reprodução/Internet
ouça o post

Dois astronautas da missão Polaris Dawn, da SpaceX, realizaram uma histórica caminhada no espaço, tornando-se os primeiros civis a realizar essa façanha em uma missão organizada por uma empresa privada.

O bilionário Jared Isaacman, comandante da missão, foi o primeiro a sair da cápsula Dragon, abrindo a escotilha por volta das 7h50. Isaacman permaneceu cerca de 10 minutos fora da nave, comentando que, da perspectiva espacial, “parece um mundo perfeito”. Pouco depois, a engenheira da SpaceX Sarah Gillis também deixou o veículo, utilizando o tempo no vácuo para relatar à equipe na Terra sobre a mobilidade dos novos trajes espaciais.

Conectados à cápsula por barras

Ambos os astronautas estavam conectados à cápsula por barras de segurança e cabos que forneciam oxigênio. A missão visa testar trajes mais ajustados ao corpo, diferentes dos volumosos utilizados em missões anteriores. Segundo Isaacman, os movimentos no espaço seriam similares a uma “dança”.

Após os testes, Sarah Gillis fechou a escotilha com segurança, e a cápsula foi repressurizada às 9h. Dentro da nave, outros dois membros da tripulação, o piloto Scott Poteet e a médica Anna Menon, permaneceram monitorando os procedimentos.

A missão Polaris Dawn também busca validar tecnologias para levar civis ao espaço, incluindo novos sistemas de suporte à vida, conexão de internet em órbita e estudos médicos sobre os efeitos da altitude extrema. Esta é a primeira vez, desde a era Apollo, que humanos estarão a cerca de 1.400 quilômetros da Terra.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights