Em um ano, parceria entre Neoenergia e SESI Lab e leva mais de 7 mil estudantes para visitar museu

Projeto leva gratuitamente alunos de escolas públicas e de organizações sem fins lucrativos do Distrito Federal para conhecer o espaço

Redação
Por Redação 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Imagem: Divulgação
ouça o post

A parceria entre a Neoenergia, o SESI Lab e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) levou, em um ano, mais de sete mil estudantes do Distrito Federal para visitar o museu de forma gratuita. A meta do projeto é contemplar 14 mil alunos até julho de 2025 com visitas a um percurso específico sobre eficiência energética. A iniciativa atende públicos de todas as idades, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos (EJA).

Além da gratuidade do museu para alunos de escolas públicas e de organizações sem fins lucrativos, o projeto prevê também o transporte da escola até o SESI Lab. O percurso desenhado em conjunto pela Neoenergia e o SESI Lab é composto por 10 aparatos interativos, incluindo dois produzidos pela Neoenergia, que mostram, na prática, conceitos relacionados a geração, transformação e uso de energia. Os visitantes participam também de oficinas educativas que exploram esses conceitos com atividades “mão na massa”.

O intuito é possibilitar ao estudante uma experiência completa no museu e incentivá-lo a conhecer mais do universo científico.

“O ensino lúdico é o que torna essa parceria mais interessante. Dar a esses estudantes a oportunidade de conhecer o Sesi Lab, seus experimentos e poder ensinar sobre o uso racional de energia elétrica com segurança é fundamental para a Neoenergia. Nossa missão vai além de fornecer energia”, explica Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

“Essa parceria permitiu que os visitantes conheçam mais sobre energia e como usá-la de forma responsável. Conseguimos também trazer estudantes que não teriam oportunidades de visitar o museu. Eles puderam conhecer o espaço e participar de atividades que despertam a curiosidade científica”, afirma a superintendente de cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho.

Em 2024, os agendamentos já estão esgotados e o museu trabalha com fila de espera. Cada visita tem duração de aproximadamente 1h30, para um público com faixa etária a partir dos 3 anos.

Projeto Vale Luz

A parte externa do museu é um dos pontos de coleta do projeto Vale Luz, da Neoenergia. A máquina Retorna Machine recebe materiais recicláveis e pode te fazer acumular pontos e ganhar descontos na conta de energia.

Todo o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio da leitura do código de barras que a máquina contabiliza os pontos. Para participar, o usuário deve estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo e pode descartar até 25 embalagens por dia.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights