A população do Distrito Federal precisa estar atenta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (4/9), um alerta vermelho devido à baixa umidade do ar, que representa grande perigo para a saúde e o meio ambiente. A estação meteorológica da Ponte Alta, no Gama, registrou a menor umidade do dia, com apenas 9% às 14h.
Esse índice está abaixo do limite crítico de 12%, o que traz sérios riscos de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças respiratórias e dores de cabeça. O Inmet orienta a população a adotar cuidados, como beber bastante água, evitar exercícios físicos ao ar livre e exposição ao sol nas horas mais quentes, além de usar hidratantes e umidificar os ambientes. O consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool, deve ser evitado.
Recorde
Na terça-feira (3), o DF registrou um novo recorde histórico de baixa umidade, com apenas 7% na estação do Gama, superando o índice de 8% registrado em setembro de 2019. A combinação de calor e clima seco favorece a ocorrência de queimadas. Nos dois primeiros dias de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar do DF atendeu 183 chamados relacionados a incêndios em vegetação.