O Banco Central do Brasil anunciou a abertura de um novo edital de concurso público, visando preencher 100 vagas imediatas na carreira de analista. A divulgação oficial ocorreu nesta terça-feira (16) por meio do Diário Oficial da União (DOU).
Do total de vagas disponíveis, 50 são destinadas à especialidade de economia e finanças, enquanto as outras 50 são voltadas para a área de tecnologia da informação. O certame prevê um total de 300 candidatos aprovados, distribuídos igualmente entre as duas carreiras oferecidas.
O processo seletivo incluirá etapas de provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, além de sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A segunda fase do concurso consistirá no Programa de Capacitação (Procap), de responsabilidade do Cebraspe, com caráter eliminatório e classificatório.
Todas as fases da primeira etapa, assim como a avaliação biopsicossocial para candidatos com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, serão realizados nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.
Os candidatos aprovados e nomeados receberão salários iniciais de R$ 20.924,80, com uma carga horária de 40 horas semanais. As inscrições estarão abertas a partir de 22 de janeiro e poderão ser realizadas até 20 de fevereiro, exclusivamente pelo site do Cebraspe, a banca organizadora, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 150.
Requisitos
Analista – área de economia e finanças: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Analista – área de tecnologia da informação: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.