Enem dos concursos: descubra o custo da inscrição, salários e cargos disponíveis

Nova abordagem busca simplificar processos e democratizar o acesso a cargos públicos

Danieli Aguiar
Por Danieli Aguiar 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Imagem: Arquivo/Agência Brasil
ouça o post

O Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou uma iniciativa inovadora denominada Concurso Nacional Unificado, popularmente conhecido como o “Enem dos concursos”, que visa centralizar em uma única prova os processos seletivos para servidores públicos em diversos órgãos do governo federal.

Pagando uma única taxa de inscrição, os candidatos poderão concorrer a 6.640 vagas disponíveis em órgãos federais, desde que sejam de uma mesma área de atuação.

Por que unificar os concursos?

A proposta surgiu em resposta a órgãos que, ao terem concursos autorizados, enfrentaram dificuldades na organização independente desses certames, conforme explica José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI. A medida, segundo a pasta, não apenas simplificará o processo, mas também tornará mais acessíveis às vagas oferecidas pelo setor público, além de racionalizar custos.

Como funciona a inscrição?

Os candidatos, ao realizar a inscrição, poderão concorrer a diferentes vagas em órgãos federais, desde que estejam relacionados a uma mesma área de atuação. Na fase de inscrição, os participantes deverão escolher um dos oito blocos temáticos disponíveis. Posteriormente, dentro desse bloco, o candidato deverá ordenar sua preferência entre os cargos e especialidades oferecidos.

O governo destaca que, embora seja possível escolher apenas um bloco temático, não há limites para a quantidade de vagas desejadas dentro dele. A aprovação será baseada na indicação de preferência do candidato. No entanto, é permitido também se inscrever exclusivamente para uma vaga específica.

As inscrições terão início em 19 de janeiro, e para participar, o candidato precisará ter uma conta no Gov.br, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze). Independentemente do número de cargos escolhidos, será cobrada uma única taxa de inscrição, no valor de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior. Aqueles cadastrados no CadÚnico, doadores de medula óssea e ex-bolsistas do Prouni ou Fies terão a possibilidade de solicitar isenção da taxa.

Blocos disponíveis:

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights