Para aqueles que apreciam lanches noturnos, um recente estudo pode provocar uma reflexão sobre seus hábitos alimentares: a pesquisa demonstrou que a escolha de horários mais cedo para as refeições está associada a um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Refeições matutinas reduzem risco cardiovascular
De acordo com os resultados, indivíduos que iniciam sua alimentação às 9h da manhã apresentam um aumento de 6% no risco de desenvolver essas doenças em comparação com aqueles que fazem a primeira refeição às 8h.
No caso do jantar, o risco aumenta em 28% para aqueles que se alimentam após as 21h, quando comparados aos que encerram a ingestão de alimentos antes das 20h.
O hábito do jejum noturno também se mostrou benéfico na redução do risco de doenças cardiovasculares, além de estar associado a uma menor incidência de câncer de mama.
Além disso, dados de 2019 revelam que quase 8% das mortes relacionadas a doenças cardiovasculares estavam associadas à dieta, destacando principalmente o consumo de alimentos ultraprocessados.
Uma pesquisa adicional conduzida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, adiciona mais evidências, indicando que realizar as refeições em horários mais precoces pode acelerar o gasto calórico e reduzir o acúmulo de gordura no organismo.