Neste sábado (16), a principal via de ligação entre o Plano Piloto e a região Oeste do Distrito Federal, a Via Estrutural (DF-095), foi reinaugurada após um ano de obras intensivas. As seis pistas, amplamente utilizadas pelos moradores de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Samambaia e Cidade Estrutural, foram liberadas para mais de 100 mil motoristas diariamente.
Um marco na infraestrutura viária da capital federal, a Via Estrutural se tornou a primeira rodovia do Distrito Federal a ter todo o seu asfalto substituído por pavimento rígido de concreto. Esta modernização, que abrange os 26 km de sua extensão, representa uma significativa inovação tecnológica no cenário rodoviário local.
O projeto de revitalização, que contou com um investimento expressivo de R$ 80 milhões do Governo do Distrito Federal, provenientes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), foi conduzido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). Durante a cerimônia de inauguração, o governador Ibaneis Rocha anunciou que a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) será a próxima a receber a modernização, estendendo o pavimento rígido de concreto até Samambaia.
Governador Ibaneis Rocha Celebra Transformações
O governador destacou a importância da Via Estrutural e enumerou as entregas e obras recentes na região Oeste do DF. “Estamos passando por grandes transformações. Entregamos o Túnel de Taguatinga, cuidamos da Hélio Prates e da Praça do Relógio. Em Vicente Pires, entregamos uma cidade completa, e estamos realizando uma das maiores obras de transformação do Sol Nascente/Pôr do Sol”, afirmou Ibaneis Rocha.
Com a liberação da pista, o foco do GDF agora se volta para a instalação de meios-fios, defensas metálicas, sinalizações horizontal e vertical, além do plantio de gramas ao longo da via.
O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, enfatizou a coragem do governo ao implementar o pavimento rígido de concreto, classificando o projeto como inovador. “É um projeto inovador. A gente vinha tentando fazê-lo há muitos anos, com estudo de viabilidade técnico e econômica, ou seja, fazer o melhor com o menor custo”, explicou Fauzi Nacfur Júnior.
Elogios de Moradores e Tecnologia de Ponta
Moradores locais, como Fábio Arruda, que utiliza a DF-095 diariamente há 18 anos, elogiaram a reforma da via. “Coisa de primeiro mundo! Agora, sim, fizeram algo que vai durar. Antes, nas primeiras chuvas, a via ficava cheia de buracos. Como moro e trabalho aqui em frente, já presenciei muitos acidentes por causa dos buracos. O governador está de parabéns!” acrescentou o mecânico Fábio.
O pavimento rígido de concreto é reconhecido por sua resistência, durabilidade e facilidade de manutenção, apresentando uma espessura maior que o asfalto e podendo durar até 20 anos. Sua capacidade de suportar cargas pesadas, como as de caminhões e ônibus, sem deformações significativas, o torna uma escolha ideal para rodovias de grande movimentação, como a Via Estrutural.
O presidente da Terracap, Izídio Santos, ressaltou a importância do projeto como um marco para o Distrito Federal, representando uma mudança de conceito na infraestrutura viária local. “É um marco para o DF, uma mudança de conceito. E temos feito assim em outras vias do DF”, pontuou Izídio Santos.
Com a conclusão da Via Estrutural, a população aguarda os benefícios de uma rodovia modernizada, mais segura e eficiente para atender às crescentes demandas de deslocamento na região Oeste do Distrito Federal.