DF terá delegacia especializada em pessoas com deficiência

Novo serviço, previsto para funcionar na Estação 108 Sul do Metrô, oferecerá atendimento humanizado para PcD. Espaço escolhido garante acessibilidade e integração com o transporte público

Redação
Por Redação 2 Min Leitura
2 Min Leitura
Imagem: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
ouça o post

O Distrito Federal poderá contar com uma delegacia 100% dedicada a pessoas com deficiência (PcD). Com previsão de funcionamento na Estação 108 Sul de Metrô, o novo espaço oferecerá acessibilidade, permitindo que um cidadão com qualquer tipo de deficiência tenha todas as condições para o registro de uma ocorrência policial. O projeto está na etapa de tratativas entre os órgãos envolvidos. A previsão é que a nova delegacia entre em funcionamento no próximo ano.

“A delegacia vai funcionar buscando ter um atendimento mais específico para o segmento, com ações de acessibilidade e facilitação do acolhimento dessas pessoas nas suas demandas. A comunicação dessas pessoas dentro daquilo que vai ser registrado e apurado pela delegacia será facilitada”, afirma Flávio Santos, secretário da Pessoa com Deficiência.

Ao lado de Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública, Flávio Santos fez uma visita técnica ao local. O espaço dispõe de itens de acessibilidade estrutural, além de integração com o transporte público e facilidade de acesso para quem for de qualquer região do Distrito Federal.

A iniciativa representará um avanço na busca por uma sociedade mais inclusiva, oferecendo um ambiente sensível às necessidades específicas dessa parcela da população”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

“A existência de uma unidade especializada no atendimento a pessoas com deficiência será essencial para garantir a plena acessibilidade e proteção dos direitos desses cidadãos. A iniciativa representará um avanço na busca por uma sociedade mais inclusiva, oferecendo um ambiente sensível às necessidades específicas dessa parcela da população”, aponta.

Segundo o titular da SSP-DF, a abertura da unidade especializada vai aproximar a sociedade das forças policiais. “Está em fase de estudo a implementação de uma unidade especializada no atendimento a pessoas com deficiência para garantir a plena acessibilidade e proteção dos direitos desses cidadãos. A iniciativa pode representar um avanço na busca por uma sociedade mais inclusiva, oferecendo um ambiente sensível às necessidades específicas dessa parcela da população”, destaca Sandro Avelar.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights