O governo de Israel concedeu autorização para o sobrevoo e pouso das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em seu território, em um esforço conjunto para repatriar brasileiros que estão em Israel. Até o momento, um avião da FAB já se encontra em Roma, Itália, enquanto uma segunda aeronave tem decolagem prevista para a tarde desta segunda-feira
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), também conhecido como Itamaraty, anunciou um aumento no número de brasileiros com interesse em repatriação, chegando a um total de 1,7 mil pessoas. Esse aumento representa a adição de mais 700 brasileiros aos que já haviam manifestado interesse anteriormente, quando o MRE registrava cerca de mil brasileiros e seus dependentes.
Facilitando o Retorno
O registro dos interessados na repatriação foi realizado por meio de um formulário online disponibilizado pela embaixada brasileira em Tel Aviv, com o objetivo de facilitar o processo de retorno ao Brasil. A maioria dos solicitantes são turistas que estavam hospedados em Tel Aviv ou Jerusalém, incluindo grupos de evangélicos que visitavam o país.
O Itamaraty, por meio de uma nota à imprensa, também recomendou que os brasileiros considerem o embarque em voos comerciais a partir do aeroporto israelita de Ben Gurion, como alternativa para retornar ao Brasil, garantindo assim a maior agilidade e flexibilidade no processo de repatriação.