Nesta quinta-feira (28), o mundo do entretenimento lamenta a perda de Michael Gambon, o talentoso ator irlandês que ficou marcado por sua inesquecível caracterização do sábio Alvo Dumbledore na franquia de filmes “Harry Potter”.
Aos 82 anos, Gambon nos deixou de forma serena partindo no ambiente hospitalar, conforme anunciado pela PA Media, a agência estatal de notícias do Reino Unido, por meio de um comunicado emitido pela sua família.
Trajetória de Gambon
Os primeiros passos de Michael Gambon nos palcos datam do início dos anos 1960, e seu brilho artístico o levou a conquistar tanto a televisão quanto o cinema. Destacam-se em sua carreira marcantes atuações, como a de um líder psicótico da máfia no filme “O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante”, dirigido por Peter Greenaway, em 1989, assim como a notável interpretação do idoso rei George V em “O Discurso do Rei”, dirigido por Tom Hooper, em 2010.
Contudo, foi no papel de Alvo Dumbledore na franquia “Harry Potter” que Gambon ficou marcado. Assumindo o personagem a partir do terceiro filme da série, em 2004, após a partida de Richard Harris, Gambon adotou uma abordagem modesta em relação ao seu sucesso, declarando que sua representação se resumia a “usar uma barba postiça e um manto longo”. Essa simplicidade cativou fãs em todo o mundo e cimentou seu lugar na história do cinema como um dos grandes atores de sua geração. A partida de Michael Gambon deixa uma lacuna no mundo do entretenimento que será sentida por todos os que apreciaram seu talento ao longo dos anos.