Dia dos Pais: a importância do envolvimento paterno no desenvolvimento alimentar das crianças

Comer em família cria um ambiente social positivo em torno da comida, promovendo a comunicação

Simone Dias
Por Simone Dias  - Nutrição 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Os pais desempenham um papel crucial na introdução e no desenvolvimento dos hábitos alimentares das criançasImagem: Adobe Stock
Ouça o post

Estamos na semana de Dia dos Pais! Vamos conversar sobre a importância da participação da família na jornada de criar filhos e como os pais desempenham um papel crucial na introdução e no desenvolvimento dos hábitos alimentares das crianças.

Desde os primeiros passos na jornada alimentar até o desenvolvimento da infância, o envolvimento paterno é fundamental para estabelecer uma base sólida para escolhas alimentares saudáveis ao longo da vida. Por isso preparei algumas dicas de como os pais podem participar mais ativamente do desenvolvimento alimentar das crianças.

Sempre reforço no consultório que a colaboração na seleção de alimentos mais naturais durante as compras e no planejamento de refeições semanais é o primeiro passo para garantir uma variedade de alternativas saudáveis à disposição em casa. Essa colaboração reforça o compromisso dos pais em oferecer o melhor para seus filhos. É como sempre digo, o exemplo é uma das formas mais eficazes para o aprendizado. Pais e mães que valorizam alimentos de boa qualidade e diversificados demonstram a importância de nutrir o corpo e alma com boas escolhas, transmitindo essa consciência para as gerações futuras.

Cozinhar em conjunto

Outra dica importante é inserir as crianças na preparação das refeições. Isso não apenas oferece uma oportunidade de aprendizado, mas também fortalece os laços familiares. Cozinhar em conjunto proporciona um ambiente lúdico para explorar ingredientes, desenvolver habilidades culinárias básicas e criar memórias valiosas.

Além disso, fortalecer a prática de fazer refeições juntos como família tem benefícios profundos. Compartilhar a mesa não é apenas uma oportunidade para se nutrir fisicamente, mas também para nutrir relacionamentos. Comer em família cria um ambiente social positivo em torno da comida, promovendo a comunicação, o compartilhamento de experiências e uma relação positiva com a alimentação.

Estar atento às individualidades de cada criança é uma das coisas mais importantes quando falamos do desenvolvimento. Cada criança é única, com suas preferências e necessidades alimentares. Os pais devem estar atentos a alergias e preferências específicas, adaptando a dieta de acordo. Esse cuidado individualizado contribui para uma relação positiva com a comida, evitando conflitos desnecessários.

A participação dos pais, através da colaboração, modelagem, exploração e comunicação dos alimentos é mais do que importante, é imprescindível para a construção de uma base sólida no relacionamento com a família e com os alimentos ao longo de toda a vida.

Compartilhe esse Artigo
Posted by Simone Dias Nutrição
seguir
Especialista em comportamento alimentar – Foco ajudar mulheres a entenderem a alimentação como uma grande aliada na saúde e na qualidade de vida.
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights