OMS se prepara para aumento de doenças virais com o retorno do El Niño

Dengue, Zika e Chikungunya podem se Espalhar com o Fenômeno Climático, Alerta Diretor da OMS

Redação
Por Redação 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
ouça o post

Nesta quarta-feira (21), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, revelou que a agência está se preparando para lidar com uma possível disseminação ampliada de doenças virais, como dengue, Zika e chikungunya, relacionadas ao fenômeno climático conhecido como El Niño.

O fenômeno, caracterizado pelo aquecimento das temperaturas da superfície da água nas regiões leste e central do Oceano Pacífico, voltou oficialmente após três anos de sua contraparte climática, La Niña. Especula-se que esse fenômeno possa resultar em climas extremos até o final deste ano, desde ciclones tropicais direcionados a ilhas vulneráveis do Pacífico, até fortes chuvas na América do Sul ou secas na Austrália e em partes da Ásia.

“A OMS está se preparando para a alta probabilidade de que os anos de 2023 e 2024 sejam marcados pelo evento El Niño, o qual poderá intensificar a transmissão de doenças como a dengue e outras arboviroses, como Zika e chikungunya”, afirmou o diretor-geral da OMS.

Tedros Adhanom também alertou que as mudanças climáticas estão impulsionando a reprodução de mosquitos e que a incidência de dengue tem aumentado significativamente nas últimas décadas, especialmente nas Américas.

Um exemplo recente dos impactos dessas doenças pode ser observado no Peru, onde o país declarou estado de emergência na maioria de suas regiões neste ano, em resposta a um surto de casos de dengue. O surto levou à renúncia da ministra da Saúde, Rosa Gutiérrez. Vale ressaltar que a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, e seus sintomas incluem febre, dores nos olhos, na cabeça, nos músculos e nas articulações, náuseas, vômitos e fadiga.

Essa preocupação da OMS ressalta a importância de medidas preventivas e de controle, juntamente com a conscientização pública sobre os riscos e as ações necessárias para mitigar a propagação dessas doenças transmitidas por mosquitos. Além disso, é fundamental serem realizados esforços globais para combater as mudanças climáticas e minimizar os efeitos adversos nos padrões climáticos, a fim de reduzir a ameaça representada por doenças virais em todo o mundo.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights