O líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Robério Negreiros (PSD), encaminhou uma série de ofícios ao Executivo local após audiência pública, a qual debateu a conscientização da esquizofrenia e do lúpus. De iniciativa do parlamentar, o evento contou com a participação de especialistas e representantes de instituições que expressaram suas preocupações, sugestões e reivindicações.
Comprometido em atuar em prol da melhoria da qualidade de vida da população, o distrital prontamente se posicionou e se comprometeu em buscar medidas efetivas para solucionar as questões levantadas no decorrer da audiência. Como resultado desse compromisso, Robério elaborou ofícios que foram encaminhados aos órgãos competentes, como a Secretaria de Saúde do DF. Dentre as solicitações estão:
- Informações sobre as ações de Governo, atualmente desenvolvidas ou ainda em implementação, no sentido de acolher as famílias e os pacientes idosos com esquizofrenia;
- Informações e ações visando melhorar o acesso e o atendimento dos pacientes com lúpus nos centros de infusão da rede pública de saúde do DF;
- Informações sobre o andamento da estruturação do projeto piloto de capacitação para os profissionais de saúde que atendem os pacientes com lúpus e outras enfermidades;
- Reposição do micofenolato de sódio nos estoques das farmácias de alto custo;
- Informações atualizadas sobre a implementação do exame FAN na rede de saúde do DF;
- Apoio para a aprovação do PL 524/19, na Câmara dos Deputados, o qual equipara o Lúpus Eritematoso Sistêmico às deficiências físicas e intelectuais para os efeitos jurídicos.
Segundo o distrital, a audiência foi extremamente produtiva e o próximo passo será buscar um retorno dos ofícios para transformar as demandas em ações concretas. “Tenho confiança de que, por meio dessas solicitações, seremos capazes de avançar na solução desses problemas que afetam diretamente todas essas pessoas”, afirmou Robério.
Compreensão e apoio
Mesmo se tratando de doenças diferentes, o parlamentar ressaltou a importância de alertar a população sobre os sintomas e tratamentos da esquizofrenia e do lúpus. “São condições complexas que demandam não apenas conhecimento, mas também compreensão e apoio de todos”, pontuou.
Na ocasião, o deputado ainda lembrou de uma lei de sua autoria que, há dois anos, oficializou o Dia de Combate ao Lúpus, data que passou a fazer parte do calendário de eventos do DF. “Essa lei tem justamente a finalidade de chamar a atenção da população e do Estado sobre essa doença autoimune que afeta entre 1 mil a 2 mil pessoas no DF, aproximadamente”, comentou ao explicar que, mesmo que não haja cura para o lúpus, é possível controlar os sintomas com tratamento médico adequado.
Quanto à pauta da esquizofrenia, Robério afirmou que também tem atuado para combater com informação o preconceito que ainda existe sobre o assunto. Mencionou, em seguida, o projeto de lei de sua autoria (PL 643/2019) que institui a Semana Distrital da Conscientização sobre a Esquizofrenia. “Além de trazer mais esclarecimentos, a proposta visa promover ações voltadas à temática deste transtorno, que afeta mais de um milhão e meio de brasileiros”, disse.