O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), não poupou palavras ao rebater as críticas do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o chamou de idiota por atacar a capital. Em entrevista ao Metrópoles, Ibaneis expressou seu descontentamento com as declarações do petista, questionando sua competência para o cargo.
As críticas de Ibaneis surgiram após Rui Costa afirmar que a construção de Brasília prejudicou o Brasil e que teria sido melhor se a capital tivesse permanecido no Rio de Janeiro ou em outro estado. Durante um evento em Itaberaba (BA), o ministro aumentou o tom contra a cidade, chamando-a de “ilha da fantasia”.
Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada” disse Rui Costa.
Além do governador, o deputado Chico Vigilante (PT) também criticou Rui Costa. Ele convidou o ministro a visitar Brasília e o Distrito Federal para conhecer a realidade da região. Chico Vigilante mencionou locais como o Sol Nascente, a Estrutural e o Pôr do Sol, destacando a importância do setor industrial da Ceilândia e da zona rural produtiva.
Essa troca de farpas entre Ibaneis Rocha e Rui Costa evidencia a tensão política em torno da capital federal e reforça a defesa do governador em relação à relevância e ao potencial econômico do Distrito Federal. Agora, resta aguardar se haverá uma resposta do ministro ou se as críticas se dissiparão no cenário político.