O deputado federal Alberto Fraga (PL/DF) concedeu uma entrevista exclusiva para o
Jornal Capital Federal e falou sobre seu quinto mandato, segurança
pública, o governo de Lula, de Ibaneis Rocha e suas pretensões para 2026
JCF: Qual sua prioridade nesse seu 5º mandato?
Fraga: – Sem dúvida nenhuma será a segurança, vou lutar pelo fim do saidão dos presos, para reduzir a maioridade penal para 16 anos, apresentei um projeto para classificar invasão de terra como crime de terrorismo, para inibir a invasão de terra no país e continuarei atento para sempre ter os reajustes necessários às forças de segurança da cidade, sempre de acordo com o aumento da receita.
JCF: Fala um pouco sobre o episódio na Câmara com o deputado Janones?
Fraga: O Janones tava com uma história de chupeta para lá, chupeta para cá, eu logo respondi, eu não uso chupeta, uso revólver.
JCF: E como está a sua relação com Jair Bolsonaro?
Fraga: Fiquei triste com ele na época do falecimento da minha esposa, mas esse assunto está superado, somos amigos há mais de 40 anos e acredito no Bolsonaro. Inclusive acho que ele deve ser o candidato a presidente da direita, mas vai ter que mudar um pouco.
JCF: Sobre os 100 dias do governo Lula qual sua avaliação?
Fraga: Vejo um futuro sombrio principalmente na área econômica, pois a economia se encontra em recessão e deve piorar, infelizmente. Essa proposta de arcabouço fiscal é meramente para plateia. E para piorar ainda tem um murmurinho nos corredores da Câmara sobre a volta da CPMF, mas com outro nome para disfarçar.
JCF: O Senhor fez as pazes com o governador Ibaneis Rocha?
Fraga: Passei uma borracha no passado, foram brigas na época da eleição que já foram superadas.
JCF: Qual sua avaliação sobre o governo de Ibaneis?
Fraga: Ibaneis acertou em chamar o Zé Humberto (Pezão) para tocar as grandes obras do governo. E Ibaneis vem acertando nas entregas à população, o grande ponto fraco do GDF ainda é a questão da saúde, na minha opinião o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGES) deveria acabar.
JCF: Qual a sua pretensão para 2026?
Fraga: Ainda está muito cedo, mas hoje não me vejo como candidato a deputado novamente, tenho coragem para enfrentar uma campanha majoritária caso o partido tope, mas vamos deixar para analisar mais para frente.
JCF: O meio político dá como certo a chapa Celina governadora, Rafael Prudente vice, Ibaneis Senador e a outra vaga do Senado para o PL. Qual sua avaliação quanto a este cenário?
Fraga: Seria uma excelente chapa e poderia contar com meu apoio, Celina com apenas 60 dias como governadora mostrou que tem capacidade para governar a cidade.