Governador Ibaneis (MDB), acaba de retornar ao comando do Governo do Distrito Federal, em decisão proferida nessa quarta, 15 de março, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes determina o retorno do Governo ao Palácio do Buriti.
O afastamento havia sido determinado pelo próprio Alexandre de Moraes, em janeiro. O ministro entendeu que Ibaneis deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do DF no dia 8 daquele mês, quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos três poderes da República.
Segundo Moraes, com o andamento das investigações, não estão mais presentes os requisitos para manter o afastamento, “sendo possível o retorno do investigado a função pública para a qual foi eleito”.
“Os Relatórios de Análise da Polícia Judiciária relativos ao investigado não trazem indícios de que estaria buscando obstaculizar ou prejudicar os trabalhos investigativos, ou mesmo destruindo evidências, fato também ressaltado pela defesa e pela
Procuradoria-Geral da República”, explicou o ministro.
Moraes também afirmou que as investigações continuarão, e o político poderá ser afastado novamente “de ofício ou a pedido das partes”, se houver razão para isso.