A propriedade, com um jardim lindo, é de um casal muito simpático, a Laiz e o Thiago. Os dois me receberam como uma pessoa da família, tamanha a hospitalidade. Foi em uma tarde de seca em Brasília, sol a pino e calor, um calor de querer ficar ali naquele jardim, fresquinho.
Eles colocaram cadeiras de madeira e uma mesinha, com um café feito na hora, para que pudéssemos conversar esperando os ‘donos do espetáculo’ aparecerem: os beija-flores. Thiago, na conversa, me disse que sempre teve amor a essas aves, que encantam pelas variadas cores e criam um suspense automaticamente nos observadores: ‘Qual aparecerá e quais cores?’ e que o jardim surgiu quando todos estavam em isolamento social, na pandemia.
Laiz, muito querida, me contou como foram cuidando e cultivando novas plantas para atrair esses pássaros tão exóticos (hoje são mais de 400 mudas de flores específicas para os fantásticos polinizadores). E com muito amor e carinho surgiu esse espaço tão florido e ponto de encontro de fotógrafos profissionais e observadores de aves (os chamados birdwatchers), além do público em geral, curioso em ver todas as cores que encantam.
Encantada: foi a palavra que escolhi para descrever a minha experiência. Após alguns minutos de conversa, os primeiros beija-flores começaram a aparecer. Thiago me entregou um potinho. Com ele, os pássaros se aproximam mais da gente, e como numa ‘mágica’ temos, a uma pouca distância, um deles sugando o néctar desse potinho em nossas mãos.
Sentir a natureza assim, tão próxima, e, mais ainda, tão confiante em nós é emocionante.
É um privilégio para Brasília ter o primeiro jardim de beija-flores do Brasil! Eles recebem pessoas de todo o país, além dos Estados Unidos, Europa, América do Sul e Ásia.
Quer ter esse contato, sair maravilhado com aquelas horas de comunhão com a natureza e guardar essa experiência na memória? Marca com eles e ‘só vai’! Depois me manda um direct no meu insta (@elaeasviagens) e me conta o que sentiu!
Tenho certeza de que será inesquecível.
Serviço
Localizado em Planaltina-DF, 28km do Plano Piloto. Os ingressos (além dos agendamentos para a visita) são adquiridos pelo telefone (61) 99968-9114.
O jardim conta também com pacotes de minicurso, cursos de fotografia in loco, curtas viagens pelo Cerrado candango, viagens pelo Brasil fora dele também, por meio do IBFN. Para mais informações e valores, acesse o perfil do Instagram @jardimdosbeijafloresdf.