O sábado (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, foi dedicado às pessoas em situação de rua de Taguatinga. A Secretaria de Desenvolvimento Social (sedes) e o Departamento de Trânsito (Detran) do DF promoveram um dia especial para dar um pouquinho de atenção e carinho, com um passeio ciclístico, o Pedal Cidadão.
O passei está em sua quinta edição. A concentração foi na Administração do Taguaparque.
Durante o evento foram doadas 30 bicicletas pelo Projeto Pedal Cidadão, aos participantes e uma mochila com kit do Detran composta por material educativo, adesivos e placa refletora para sinalização das bicicletas.
Além do passeio, o evento contou com uma apresentação de teatro, da equipe do Detran, sobre os cuidados que os ciclistas devem ter no trânsito e ainda palestras informativas, tudo com muito amor e respeio aos participantes, que na maioria eram pessoas em situação de rua.
Segundo o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran-DF, Miguel Videl, “o ciclista é um ator no trânsito e todo ciclista é um pedestre, precisamos ter essa responsabilidade social, o Detran faz essa parte muito bem, cuidar das pessoas nas vias e no trânsito porque juntos salvamos vidas”.
Alegria
A alegria e satisfação dos participantes era contagiante, ”um presente de Deus” foi assim que Valdeci Alves da Silva definiu sua bicicleta. “Isso foi um presente de Deus, tem 15 anos que eu não ando de bicicleta, mas vou aprender e andar” declarou Valdeci, toda feliz com sua bicicleta.
O passeio começou no Taguaparque e seguiu até o Centro Pop, localizado na Área Especial 2 da QNF 24. Na chegada os participantes foram recebidos com um café da manhã e música, com a Banda Vozes da Rua formada pelos participantes acompanhados pela Sedes/DF. “Nesse dia Internacional dos direitos humanos nós terminamos nossa caminhada trazendo alegria na chegada com Banda Vozes da Rua, que também é um projeto aqui do Centro Pop, onde temos oficina de canto e instrumental e montamos essa banda com a população em situação de rua. E hoje estamos aqui e só temos a agradecer a Deus por esse momento tão maravilhoso”, afirmou Ricardo Fogaça, gerente do Centro Pop de Taguatinga.
Idealização
Projeto Pedal Cidadão foi idealizado por Wendell de Souza Viana, assistente social do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Taguatinga. O projeto nasceu da necessidade de consertar as bicicletas dos frequentadores da unidade, como sou mecânico tive a ideia de montar uma oficina e capacitar esse pessoal em mecânica de bikes”, contou Wendell.
O projeto tem o objetivo de reinserir social e profissionalmente pessoas em situação de rua e já certificou cerca de 40 pessoas em mecânica profissional de bicicleta e reformou mais de 300 bikes.
Frutos do Projeto
Jonatas e Cláudio Oberto Martins tiveram suas vidas transformadas por meio do projeto, ganharam formação, dignidade e autonomia. “Através do projeto eu ganhei muitas oportunidades, me formei em gestão hospitalar, com a ajuda de toda equipe do Pop, do diretor Ricardo, dos psicólogos e do Wendell Viana eu tive todo apoio, isso fomentou meu sonho”, disse Cláudio cheio de gratidão.
A subsecretária de Assistência Social da Sedes, Kariny Alves, ressaltou a importância do projeto. “Esse projeto é importante porque passa por várias etapas, capacitação, onde eles aprendem a restaurar as bicicletas e após restauradas os participantes ficam com elas, uma maneira de ajudá-los como transporte no sei dia a dia. É um projeto que integra a equipe com a população em situação de rua. É um projeto de vínculo e trabalho social. Hoje estamos aqui com algumas pessoas que tiveram essa capacitação em mecânica e a gente tem certeza que é um projeto que faz a diferença na vida das pessoas”, relatou Kariny.
Serviço
Os interessados em conhecer e contribuir para o projeto, podem fazer doações na própria unidade na QNF 24 Área Especial, ao lado do SENAI ou ligar para os telefones: (61) 3352-5098, 3563-1046 ou 98463-0041 falar com Wendell e agendar um horário para que o Centro Pop faça o recolhimento das doações.