Seca nos EUA: produtores de soja brasileiros ganham espaço no mercado

Situação inesperada levou a perda da competitividade americana e alta do dólar. Deixando o Brasil em vantagem diante do maior importador do mundo

Paulo Cesar Sampaio
Por Paulo Cesar Sampaio 1 Min Leitura
1 Min Leitura
A China, maior importadora global, comprou seis navios de soja para embarcar em novembro — metade do Brasil e a outra dos EUADivulgação: Agência Brasil

A seca que atinge o rio Mississípi, tem influenciado além da alta do dólar, vem tomando parte das vendas de soja dos Estados Unidos e favorecendo ao Brasil.

O baixo nível do rio, paralisa as embarcações no caminho pela soja norte-americana rumo ao Golfo, elevando o preço de exportação dos Estados Unidos, transferindo parte da demanda chinesa para o mercado brasileiro.

O que isso acarreta:

A China, maior importadora global, comprou seis navios de soja para embarcar em novembro — metade do Brasil e a outra dos EUA.

Os embarques de soja americana, que começaram em setembro, caíram 19% em relação ao ano passado. A temporada de colheita no Brasil, por outro lado, já tem expectativa para uma safra recorde brasileira.

Números:

  • Bolsa hoje: O Ibovespa caiu 3,27% na segunda, aos 116.012 pontos. O índice brasileiro foi no sentido contrário do que foi visto no exterior.
  • Índices asiáticos… Ações de empresas chinesas chegaram a cair mais de 21% nesta segunda em Nova York
  • Focus. O mercado subiu de 2,71% para 2,76% a estimativa para o crescimento do PIB do Brasil em 2022
Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights