Nesta entrevista exclusiva ao Jornal Capital Federal, o deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL-DF), herdeiro político do ex-governador Joaquim Roriz, revela seus planos para seguir os passos de seu avô e deixar sua marca na política. Com foco no combate à fome e na melhoria da qualidade de vida dos brasilienses, o deputado discute seus projetos destacando a importância dos restaurantes comunitários, sua atuação na base do governo Ibaneis Rocha (MDB) e suas perspectivas para o futuro.
JCF – Qual a prioridade do seu mandato?
Joaquim – O combate à fome, meu avô falava que ninguém pode passar fome na capital do país, por isso apresentei o projeto “Alimenta Brasília”, que seria uma versão atualizada do programa pão e leite, para as pessoas mais vulneráveis, esse projeto seria, na verdade, um complemento do programa Prato Cheio do GDF, também apresentei um projeto para proibir comércios que são cadastrados no programa de vender bebidas alcoólicas, cigarros entre outros produtos que não sejam para refeições.
JCF – O que o senhor acha dos restaurantes comunitários?
Joaquim – Um dos melhores programas alimentares do Brasil, pois com apenas R$1,00 a pessoa pode ter uma comida de qualidade, inclusive apresentei um projeto para construção do restaurante comunitário da Rodoviária do Plano Piloto, onde me comprometi inclusive destinar boa parte dos meus recursos em Emendas Parlamentares para construção dele, ainda vou lutar para que todas as unidades sirvam café da manhã, almoço e jantar, pois hoje apenas algumas têm.
JCF – O senhor é da base do governo Ibaneis?
Joaquim – Me considero sim, base do governo e estou disposto a sempre ajudar na construção de uma cidade melhor. Mas, antes de tudo, sou um fiscal do povo. Aplaudirei quando for preciso e cobrarei quando existir necessidade.
JCF – Que nota o senhor dá para o governo Ibaneis?
Joaquim – Nota 8.
JCF: Qual a melhor área em que o governador vem se destacando?
Joaquim – Em minha opinião o governador está exercendo um excelente trabalho na área social, Ibaneis já autorizou a construção de mais duas unidades de restaurantes, inclusive uma unidade sendo na expansão de Samambaia, e se comprometeu que até o fim do governo todas as unidades servirão café da manhã, almoço e jantar.
Aproveito para parabenizar a Primeira Dama, Mayara, pelo trabalho que realizou na SEDES, que acabou se tornando referência nacional.
JCF – E qual a pior área?
Joaquim – A Saúde com certeza, mas tenho convicção que vai melhorar. Pretendo ao longo do meu mandato destinar recursos para a compra de remédios, insumos e equipamentos hospitalares, nesse mês de junho vou destinar meio milhão de reais para compra de remédios.
JCF – Tem outros projetos para Brasília, ou o foco é só na questão alimentar?
Joaquim – Tenho, quero trabalhar pelo primeiro emprego, quero capacitar os jovens na área de tecnologia, para que eles estejam preparados para o mercado de trabalho.
JCF – E para 2026 já tem planos?
Joaquim – Meu foco nesse momento é honrar os votos que recebi para deputado distrital e estarei pronto para ouvir a voz das ruas, posso ser candidato à reeleição, a algum cargo mais alto e inclusive não ser candidato a nada caso à população não queira, mas tenham certeza que me dedicarei ao máximo para trabalhar pela minha cidade e pelas pessoas mais humildes.
Fome e triste todos precisam de alimentos para sua sobrevivência.muitas pessoas passam fome no DF.Elas vem em busca de matar a fome e as vezes não conseguem por falta de oportunidades .parabéns que vc seja a diferença alimentando os menos favorecidos