Como montar um café da manhã equilibrado nos finais de semana

é importante incluir alimentos de diferentes grupos alimentares. Mas na prática, o que isso quer dizer?

Simone Dias
Por Simone Dias  - Nutrição 4 Min Leitura
4 Min Leitura
Imagem: Divulgação
ouça o post

Época de Páscoa chegando e para muitos uma data super importante para reunir a família em um café da manhã de domingo, não é mesmo? Nessa época do ano é muito comum algumas das minhas pacientes chegarem com medo e receio do exagero no chocolate e nas comilanças, por isso sempre recomendo para elas o equilíbrio entre e durante as refeições. Assim podemos aproveitar o chocolatinho sem culpa.

O café da manhã, por exemplo, já é considerado por muitos profissionais como uma das refeições mais importantes do dia. Isso porque é ele a primeira refeição depois de horas de jejum durante o sono e é responsável por fornecer a energia necessária para o início das nossas atividades do dia. Além disso, estudos mostram que quem faz um café da manhã equilibrado e completo, tem mais chances de manter uma alimentação saudável ao longo do dia. Por isso trouxe aqui algumas dicas para ajudar vocês a prepararem essa refeição mesmo nas épocas de festividades.

Para montar um café da manhã equilibrado, é importante incluir alimentos de diferentes grupos alimentares. Mas na prática, o que isso quer dizer? Bom, vem comigo que eu te explico.

Grupo dos Energéticos: são alimentos fontes de carboidratos e gorduras, nos dão energia e disposição para enfrentarmos o dia e realizarmos funções básicas como pensar, falar, trabalhar, andar entre outras. Que tal dar preferência aos alimentos integrais, que possuem mais fibras e nutrientes. Bons exemplos de alimentos deste grupo são: pães integrais, aveia, granola (se possível caseira), cereais. Os tubérculos também fazem parte deste grupo como as batatas, inhame, cará e as mandiocas. As gorduras são importantes para absorção de algumas vitaminas e fornecem energia. Vamos investir em boas fontes como abacate, nozes, castanhas, sementes, e o clássico azeite de oliva são boas opções pra colocar na mesa.

Grupo dos Construtores: são alimentos fontes de proteínas, importantes para a manutenção e construção dos tecidos do nosso corpo e pelo bom desempenho das nossas funções cognitivas. Boas opções de proteínas para o café da manhã podem ser: ovos, queijos brancos, iogurte natural, leite, ou até aquela tapioca com frango desfiado. Se for fazer um almoço gostoso, nesse grupo entra também as leguminosas como a família dos feijões, lentilha, grão de bico e ervilhas.

Grupo dos Reguladores: São alimentos fontes de vitaminas e minerais como as frutas, legumes e verduras, ricas em fibras. Além disso elas podem ser consumidas em diversas formas como sucos, salada de frutas ou até mesmo a velha e boa forma natural. Mas aqui vai uma dica extra: fuja dos sucos industrializados, eles podem possuir muito açúcar adicionado, o que não faz bem pra sua saúde.

Agora que eu já te contei sobre os grupos alimentares e os alimentos que são interessantes serem incluídos na sua refeição, te convido para preparar um café da manhã delicioso no final de semana e aproveitar os doces que essa época do ano tem pra oferecer. Um café da manhã equilibrado é fundamental para uma alimentação saudável e para o bom desempenho físico e mental ao longo do dia. Vamos nessa comigo?

Compartilhe esse Artigo
Posted by Simone Dias Nutrição
seguir
Especialista em comportamento alimentar – Foco ajudar mulheres a entenderem a alimentação como uma grande aliada na saúde e na qualidade de vida.
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights