Baseado no livro homônimo de Miriam Toews e inspirado em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia, Entre Mulheres segue as mulheres da comunidade religiosa que lutam para conciliar sua fé com a realidade. O filme ganhou o Oscar 2033 de Melhor roteiro adaptado. Dirigido por Sarah polley, o longa conta uma história forte e brutal sobre opressão contra as mulheres.
A trama chama atenção por seus diálogos longos e cheios de nuance, retrata o momento em que um grupo de homens é preso após serem responsáveis por agredir mais de 150 mulheres de várias idades da comunidade. Questões de respeito, maternidade, religião, obediência e amor são discutidas de forma madura, e ao longo das duas horas de filme você começa a reconhecer nas personagens os diferentes tipos de mulheres que encontramos na realidade todos os dias, que enfrentam dificuldades e lutas internas. Você sai do cinema com uma visão mais empática das questões femininas.
Lições do filme
- Cada mulher expressa sua dor se alguma forma e cada um enfrenta a suas próprias batalhas.
- Respeite a dor e o caminho que ela precisa percorrer para se libertar, acolha.
- Sair de cena é se libertar – Nem sempre dar o troco com a mesma moeda é a melhor saída, às vezes o melhor é só ir embora. – União faz a força – Quando as mulheres deixam de lado a rivalidade feminina e se unem, tudo fica ainda mais fácil.
- Decisões tomadas com acolhimento e amor são a chave da força.
Ficha técnica
- Título: Women Talking (Original)
- Ano produção: 2022 Dirigido por:
- Sarah Polley Estreia: 2 de março de 2023 (Brasil)
- Duração: 104 minutos
- Classificação: 14 – Não recomendado para menores de 14 anos
- Gênero: Drama
- País de Origem: Estados Unidos da América