Mudar hábitos, comportamentos e rotas de vida exige mais que vontade — exige coragem. A maioria das pessoas evita o recomeço porque ele confronta o conforto, desafia a rotina e exige movimento. Acomodadas, muitas permanecem em estruturas frágeis, mesmo tendo condições de construir algo melhor. O comodismo paralisa ações, silencia sonhos e adia transformações. Para recomeçar, é preciso desapegar, romper com o “deixa como está” e acreditar que, depois do bom, existe o ótimo — e, com fé, o excelente.
O novo
A Bíblia traz um exemplo forte de recomeço: Deus, diante da corrupção da humanidade, decidiu preservar apenas Noé e sua família, os únicos que ainda caminhavam com Ele. Deu a eles a missão de construir uma arca e iniciar uma nova história. Está tudo em Gênesis, capítulos 6 a 10.
Assim como naquele tempo, recomeçar hoje também pede renúncia, esforço e confiança. A reflexão é simples e direta: estamos dispostos a sair do comodismo e iniciar uma nova jornada? Só os fortes e corajosos vivem o incrível. A escolha é nossa.