Tuberculose no DF: tratamento gratuito nas UBSs e a importância do diagnóstico precoce

Doença continua a ser a principal causa de morte por doenças infecciosas no mundo; atenção à tosse persistente pode salvar vidas

Redação
Por Redação 3 Min Leitura
3 Min Leitura
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembre-se: a prevenção começa com a atenção aos sintomas e a busca por atendimento médicoImagem: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde
ouça o post

A tuberculose, doença infecciosa que mais mata no mundo, exige atenção redobrada, principalmente quando seus sintomas começam a se manifestar. A história de Jorge da Silva, 56 anos, é um alerta sobre a gravidade da doença. Ele procurou atendimento médico no início de fevereiro de 2023, após apresentar tosse persistente e dores nas costas. O diagnóstico de tuberculose pulmonar foi confirmado, e, com o tratamento iniciado rapidamente, Jorge ficou curado em seis meses.

A tuberculose, que atinge os pulmões, é transmitida por aerossóis expelidos ao tossir, falar ou espirrar. Quando não tratada, uma pessoa pode infectar de 10 a 15 outras. No entanto, se o diagnóstico for feito de forma precoce, o tratamento pode ser simples e eficaz. O próprio Jorge destaca a importância de não subestimar os sintomas e de procurar ajuda médica ao primeiro sinal de complicação respiratória.

Em todo o Distrito Federal, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem diagnóstico e tratamento para tuberculose. Caso a tosse persista por mais de três semanas, a recomendação é procurar uma UBS para avaliação médica. O diagnóstico é simples e o tratamento, gratuito, deve ser seguido à risca até a cura completa. O responsável técnico pela tuberculose na Gerência de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (Gevist) da Secretaria de Saúde do DF, Ricardo Gadelha, destaca a importância do vínculo com as equipes de Saúde da Família, que auxiliam na detecção precoce da doença.

Números alarmantes

Em 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou aproximadamente 8,2 milhões de casos de tuberculose, o maior número desde 1995. No Brasil, os diagnósticos também vêm aumentando, passando de 33,1 casos por 100 mil habitantes em 2020 para 40 casos a cada 100 mil habitantes em 2023. No Distrito Federal, 480 novos casos foram identificados em 2024, com 392 deles sendo tuberculose pulmonar, a forma mais comum e responsável pela disseminação da doença.

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, especialistas reforçam a importância de um diagnóstico rápido e de aderir ao tratamento. A tuberculose é uma doença que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, e a prevenção começa com a atenção aos sintomas e o cuidado com a saúde respiratória.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights