Brasileiros rejeitam governo Lula em nova pesquisa

Levantamento aponta queda na aprovação e possível derrota em eventual disputa com Bolsonaro

Giza Soares
Por Giza Soares 2 Min Leitura
2 Min Leitura
Mais da metade dos brasileiros desaprova a gestão do presidente Lula, segundo pesquisa recente. Confira os números e a divisão regional da avaliação do governoImagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
ouça o post

Mais da metade dos brasileiros desaprova a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Paraná Pesquisas, 55% dos entrevistados não aprovam o atual governo. Já 42% demonstram apoio, enquanto 2,9% preferiram não opinar.

O levantamento, realizado entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025, ouviu 2.010 pessoas em 162 cidades do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

A maior rejeição foi registrada no Sul, onde 64,8% desaprovam a administração petista. Norte e Centro-Oeste aparecem na sequência (59,4%), seguidos pelo Sudeste (58,5%). O Nordeste, região historicamente mais favorável a Lula, registrou a menor taxa de insatisfação: 42,1%.

Entre os perfis analisados, a desaprovação cresce entre homens (57,8%), evangélicos (66,9%) e adultos de 25 a 34 anos (62%). A insatisfação também é maior entre aqueles com ensino superior completo (62,7%).

Outro dado relevante da pesquisa mostra que, em um cenário de segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente venceria com 45,1% dos votos, contra 40,2% de Lula.

Avaliação do governo

A avaliação qualitativa do governo também aponta sinais de desgaste. Atualmente, 35,8% consideram a gestão “péssima”, enquanto 9,2% a classificam como “ruim”. Em janeiro, essa percepção negativa era de 34,2%. O grupo que avalia o governo como “ótimo” representa 9%, e 19,8% o classificam como “bom”. Outros 25% dizem que a administração é “regular”, enquanto 1,2% não souberam responder.

Os números indicam um desafio crescente para o Planalto, que precisa reverter a tendência negativa e ampliar seu apoio entre diferentes setores da população.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights