A expectativa pelo retorno de Neymar ao Santos já provocou impacto significativo nos números do clube. Desde o último sábado (25), quando as especulações sobre sua volta ganharam força, o perfil santista no Instagram saltou de 3,5 milhões para 4 milhões de seguidores, enquanto o TikTok registrou um acréscimo de 100 mil novos inscritos. Até então, a mídia de crescimento nas redes sociais de Santos era de cerca de mil seguidores por dia, o que evidenciava a influência do jogador.
Para o professor de marketing esportivo Ivan Martinho, da ESPM, Neymar transcende o futebol e se mantém como uma personalidade global. “O mais relevante é que sua marca segue forte, não apenas pelos feitos esportivos, mas pelo impacto que exerce na cultura e na indústria”, destaca.
Jorge Duarte, gerente de marketing da Somos Young, reforça a importância do jogador para o mercado. “Neymar é um ídolo para a nova geração, o que o torna extremamente valioso para as marcas. Ele segue como um atleta acima da mídia, e seu auge, tanto no esporte quanto no marketing, está longe do fim”, analisa.
Wagner Leitzke, líder de marketing digital da End to End, aponta que a possível volta do dramático ao Santos pode gerar um impacto – ou até superior – ao de Ronaldo no Corinthians. “A visibilidade internacional do clube aumentaria, atraindo patrocinadores, impulsionando a venda de produtos licenciados e fortalecendo o engajamento digital”, afirma.
A chegada de Neymar ao Brasil está prevista para esta semana, e a entrega nos bastidores já sugere que seu retorno pode representar muito mais do que reforço dentro de campo.