No último dia 10/12, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi palco do Brasil Startups Summit, que comemorou 12 anos de fortalecimento do empreendedorismo, tecnologia e inovação no país. O evento reuniu empreendedores, investidores e especialistas, destacando o crescimento e o potencial do ecossistema brasileiro de startups.
O encontro contou com o Brasil Startups Awards, premiação que caracterizou as cinco startups mais inovadoras de cada região do país e celebrou o empreendedor negro de maior destaque nacional. Além disso, dez categorias adicionais foram premiadas, promovendo visibilidade e valorização de iniciativas transformadoras.
Brasília conectando regiões
A escolha de Brasília como sede é estratégica, pois a cidade facilita a participação de empreendedores de todas as regiões, especialmente do Norte e Nordeste, muitas vezes sub-representados”, afirmou Hugo Giallanza, presidente da Brasil Startups.
Com o apoio de instituições como o Governo do Distrito Federal, ABDI e Loor.vc, o evento promove painéis sobre inovação e políticas públicas, além de proporcionar networking entre os principais atores do setor. Segundo Wendely Leal, vice-presidente da organização, o encontro é fundamental para fortalecer o diálogo entre empreendedores e legisladores.
Reconhecido como um dos principais marcos do setor, o Brasil Startups Awards impulsionou projetos e destacou o papel de startups como a 49 Educação. “Esse reconhecimento legitima o esforço de quem desenvolveu soluções de ponta no Brasil”, afirmou Leandro Piazza.