Fux dá prazo para Nikolas Ferreira se defender em caso de injúria contra Lula

Deputado terá 15 dias para apresentar defesa sobre declarações feitas durante evento na ONU

Giza Soares
Por Giza Soares 1 Min Leitura
1 Min Leitura
Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
ouça o post

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (3) que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) apresente sua defesa em um caso de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar tem 15 dias para responder às acusações decorrentes de declarações feitas em novembro de 2023, durante a 5ª Cúpula Transatlântica na sede da ONU, em Nova York.

Durante o evento, Ferreira chamou Lula de “ladrão que deveria estar na prisão”, declaração que rapidamente se espalhou pelas redes sociais do deputado. O impacto das palavras de Nikolas levou à abertura de um processo judicial, e em agosto deste ano, a Procuradoria Geral da República (PGR) ofereceu a ele uma transação penal, uma alternativa para crimes de menor gravidade, como injúria. A pena para esse crime varia de um a seis meses de prisão, podendo ser substituída por medidas alternativas.

Proposta PGR

Nikolas Ferreira, no entanto, rejeitou a proposta da PGR, o que fez o processo seguir normalmente. Agora, com a intimação do ministro Fux, o deputado deverá se posicionar formalmente, permitindo ao STF continuar a análise do caso.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights