A superintendência do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu a apresentação de um novo sistema robotizado de entrega de medicamentos. A superintendente de Administração e Logística do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Bárbara Santos, conduziu na quinta-feira (11) a demonstração do robô que vai transformar a cadeia de suprimentos do hospital.
“Nossa visita teve como objetivo falar sobre as novas tecnologias que estamos colocando em prática dentro do IgesDF, pois buscamos a inovação e a melhoria no atendimento dos nossos pacientes e no apoio às equipes assistenciais”, destacou Bárbara.
O projeto-piloto do sistema robotizado deve ser implementado no HBDF ainda este ano. Os robôs irão auxiliar na entrega de medicamentos, reduzindo a necessidade das equipes de percorrerem grandes distâncias dentro do hospital.
O superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio, comentou as mudanças significativas que o controle de desperdícios na farmácia trará, resultando em economias que poderão ser redirecionadas para outras áreas. Ele enfatizou a importância dos profissionais compreenderem e acompanharem as mudanças em desenvolvimento.
Entre as novidades, está a utilização de máquinas de unitarização de medicamentos, que trarão agilidade e segurança no processo de dispensação por dose unitária. “São máquinas inovadoras, com redução de trabalho manual, permitindo que vocês possam focar em novos projetos e melhorias. Comprimidos e ampolas já saem individualizados, com código de barras e rastreamento”, explicou Bárbara.
O investimento, segundo Bárbara, visa à segurança do paciente e melhoria no processo de dispensação de medicamentos, além de evitar desperdícios e eventos adversos. “O robô sairá da farmácia para realizar a entrega, conforme prescrição médica, ao posto de enfermagem, com todo um mapeamento para envio integrado com elevadores, rastreabilidade e uso de senhas para a retirada do medicamento”, detalhou Bárbara.
Os avanços tecnológicos na farmácia hospitalar do HBDF visam não só melhorar a eficiência dos processos, mas também aumentar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. “É essencial que nossos profissionais estejam capacitados e alinhados com essas inovações para podermos continuar a oferecer o melhor atendimento”, concluiu Porfírio.