Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos após complicações de cirurgia

Parlamentar, conhecida por lei de inclusão, recebe homenagens de colegas e família

Flávia Marinho
Por Flávia Marinho 2 Min Leitura
2 Min Leitura
Imagem: Reprodução/Internet
ouça o post

Na madrugada deste sábado (11), a deputada federal Amália Barros (PL-MT) morre aos 39 anos, após complicações decorrentes de uma cirurgia realizada para a remoção de um nódulo no pâncreas. O óbito foi anunciado nas redes sociais da parlamentar, que estava hospitalizada desde o dia 1º de maio. Ela passou por duas cirurgias, sendo a última devido a complicações no fígado.

Eleita deputada federal em 2022 por Mato Grosso, Amalia era vice-presidente do PL Mulher nacional e integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.

Paulista de Mogi Mirim e formada em Jornalismo, Amália Barros perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular em 2016.

Desde então, a congressista adotou o gesto da mão cobrindo seu olho esquerdo como sua marca registrada e passou a lutar por pautas relativas à toxoplasmose e à visibilidade de pessoas monoculares.

Feitos de Amália Barros

Amália inspirou a Lei 14.126/2021, apelidada com o nome, que classifica a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial.

Ainda em 2021, a política fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, que realiza campanhas de doação de prótese ocular e presta assistência a monoculares. Por meio dele, a deputada federal realizava campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais.

Família Bolsonaro

Durante um evento em Aracaju, Michelle Bolsonaro expressou sua preocupação com a saúde da amiga, pedindo orações e mantendo a esperança em um milagre. A família do ex-presidente Jair Bolsonaro lamentou profundamente a perda.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights