Noite dedicada à literatura infanto-juvenil na Associação Nacional de Escritores

Em 28 de março, Maurício Melo Júnior lança livro e profere palestra ao lado de Andrey Prokin

Redação
Por Redação 6 Min Leitura
6 Min Leitura
Maurício Melo Júnior, autor de 27 obras, incluindo 11 para o público infanto-juvenil. Apaixonado pela escrita poéticaImagens: Divulgação
Ouça o post

A Associação Nacional de Escritores (ANE) recebe evento literário neste 28 de março. Na ocasião, Maurício Melo Júnior, escritor, jornalista, crítico literário, documentarista e presidente da Casa de Autores, lançará a 2ª edição do conto A biblioteca da Traça Teca. Ao lado de Andrey Prokin, diretor da Casa Russa no Brasil e autor de livros infantis, ministrará a palestra “As Lições das Bibliotecas”. Em meio a sessão de autógrafos do livro será servido um coquetel. Os convidados serão presenteados com um exemplar da obra.

Com 27 obras publicadas, entre romances, contos, crônicas e peças de teatro, Melo Júnior dedicou 11 livros ao público infanto-juvenil. “Escrevo sobre vários temas e gêneros e gosto muito de escrever romances, o que exige uma pesquisa mais delicada e uma maior maturação do texto. Mas fazer literatura infanto-juvenil é um prazer renovado. É desafiador falar para um público exigente, que observa o nosso trabalho de maneira atenta e crítica. Temos aí um leitor que aprecia um teor poético nos textos, o que demanda uma escrita trabalhada com muita ternura. É preciso verdade, sensibilidade e muito exercício de imaginação, empatia e ativação de lembrança de nossa própria infância e mocidade para merecer a atenção desse leitor. Enfim, é um exercício maravilhoso fabular para crianças e adolescentes”, explica o autor.

A biblioteca da Traça Teca é um conto que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço, começando pela história da criação dos livros até visitas virtuais a algumas das mais lindas e famosas bibliotecas do mundo. Através de QR Codes impressos no livro, o leitor pode acessar vídeos sobre a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a Biblioteca do Congresso Americano. Como diz a sinopse, “A traça Teca, uma moleca, mora num palácio mágico uma biblioteca. Ela ama os livros e, por isso, se recusa a comê-los. Como vive a passear por páginas e páginas, resolveu nos contar a história de sua casa e de seus melhores amigos: os livros”.

O editor Álvaro Modernell conta que o livro foi adotado em várias escolas públicas e particulares do Distrito Federal e de estados brasileiros como Amazonas, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Ceará, o que justifica a 2ª edição. “Durante a pandemia houve uma saturação do consumo de conteúdos literários via internet. Mas, ano a ano, observamos o resgate do prazer incomparável de se ter um livro à mão. O livro físico brinca com os sentidos e para a criança, que tem o lúdico muito mais aguçado, é uma experiência enriquecedora”, afirma

Para complementar a história, o livro, editado pela Mais Amigos, traz ilustrações de Marco Antônio Godoy e pode ser adquirido nas melhores livrarias e pelo site da editora.

Sobre o autor

O pernambucano Maurício Melo Júnior, residente em Brasília desde 1980, é diplomado em Comunicação Social e pós-graduado em Ciência Política e Economia e vem desenvolvendo uma trajetória como escritor, professor, jornalista, crítico literário e documentarista. Escreveu e publicou diversos livros infanto-juvenis, peças de teatro, além de uma novela, um volume de crônicas e três romances e contos publicados em diversas antologias. Participou de eventos literários como: Jornada Literária de Passo Fundo (RS), Balada Literária (SP), Bienal do Livro de Alagoas (AL), Festival Internacional da Leitura (SP), Fliporto (PE), Flimar (AL), Flipiri (GO). Assinou a curadoria da Feira do Livro de Brasília (DF), Flipenedo (AL) e compôs o júri de concursos literários como o Contos Luiz Vilela (MG) e Off-Flip de Contos (RJ). Ganhou menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura 2016 com o romance Não me Empurre Para os Perdidos. Desde 2001 atua como diretor do programa Leituras, na TV Senado, dedicado à literatura brasileira. Também na TV Senado dirigiu vinte documentários. Escreve resenhas literárias para o jornal Rascunho (PR) e é colaborador do suplemento literário Pernambuco (PE). É Presidente do Instituto Casa de Autores, de Brasília, e membro da Associação Nacional dos Escritores.

Sobre o ilustrador

Marco Antônio Godoy é ilustrador, artista visual, publicitário e artista gráfico, formado pelo Instituto de Artes e Decoração – Iadê e pela Escola Panamericana de Arte. Como ilustrador, tem mais de 30 livros infantis, juvenis e didáticos publicados por várias editoras.

Ficha técnica:

  • Temas: Bibliotecas, livros, história dos livros, literatura.
  • Gênero: Conto
  • Autor: Maurício de Melo Junior (1961-)
  • Ilustrador: Marco Antonio Godoy (1961-)
  • Selo editorial: Mais Amigos, Brasília – DF, 2019
  • Formato: 21cm x 26cm, 32 páginas.

Serviço:

  • Lançamento
  • “A Biblioteca da Traça Teca”- 2ª edição
  • Data: 28 de março
  • Horário: 19 horas
  • Local: Associação Nacional de Escritores (707/907 Sul)
  • Onde adquirir: www.maisamigos.com.br
  • Preço: R$ 46,00 (promoção até 31/03: R$ 39,90
Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights