Distrito Federal enfrenta retorno das chuvas neste início de março

Inmet emite alerta laranja devido ao potencial volume de precipitação e ventos intensos para os próximos dias

Redação
Por Redação 2 Min Leitura
2 Min Leitura
Imagem: Arquivo/Agência Brasília
ouça o post

Após um período de tempo ensolarado na capital do país, o Distrito Federal está prestes a vivenciar o retorno das chuvas no início de março. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há uma projeção de aumento da umidade e da nebulosidade, o que favorece as condições para a ocorrência de chuvas ao longo desta sexta-feira (1º) e nos próximos dias. O órgão emitiu um alerta laranja devido aos potenciais riscos de um grande volume de chuva em um curto período de tempo, além de ventos mais intensos.

Inmet

O meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, destacou que há um aumento da instabilidade atmosférica. “Após esse período de tempo mais aberto e temperaturas mais elevadas, espera-se a ocorrência de chuvas, não apenas para esta sexta-feira, mas também nos próximos dias”, comentou Bahia, ressaltando ainda o aumento da umidade atmosférica, que propicia mais nebulosidade e condições favoráveis para chuvas.

Segundo Bahia, o tempo ficará abafado e nublado, com possíveis momentos de ventos e temperaturas menos elevadas. “Não podemos descartar a possibilidade de chuvas mais intensas durante o fim de semana e até o início da próxima semana”, disse o meteorologista. As chuvas podem ocorrer em qualquer momento do dia. Para os próximos dias, as temperaturas devem variar entre 18ºC e 29ºC, enquanto a umidade relativa do ar tende a subir, ficando entre 50% e 95%.

O Inmet emitiu um alerta laranja, com prazo de término previsto para sábado, às 10h, indicando a possibilidade de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos que podem atingir de 60 a 100 km/h. Há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. “A chuva pode causar impactos significativos”, alertou Olívio.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights