O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, declarou que estão previstas a contratação de dois mil novos policiais para a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Durante a cerimônia de transmissão de cargo para a nova comandante-geral da corporação, coronel Ana Paula Barros Habka, Rocha ressaltou o compromisso de fortalecer as forças de segurança local, destacando os esforços contínuos desde o início de seu mandato em 2019, que resultaram na incorporação de mais de 2,5 mil PMs.
Concurso e saúde mental
Ana Paula Barros Habka, por sua vez, enfatizou que as etapas finais do concurso para novos policiais estão em andamento, com previsão de início do curso de formação já em junho, visando concluir no próximo ano. Além disso, destacou a prioridade da gestão em relação à saúde mental dos policiais, reforçando o compromisso de revisar questões relacionadas ao efetivo e à remuneração.
PMDF e o feminicídio
O governador também enfatizou a importância do papel da PMDF no combate ao feminicídio e expressou confiança na liderança de Ana Paula Habka. A nova comandante-geral agradeceu ao governador e à vice-governadora pela confiança depositada, prometendo uma gestão mais humanizada e destacando o empenho dos profissionais da tropa.
A passagem de comando ocorreu na Academia de Polícia Militar de Brasília, onde Ana Paula substituiu o coronel Adão Teixeira, transferido para a reserva remunerada. Esta é a primeira vez na história do país que duas corporações militares simultaneamente têm comandantes mulheres, com a nomeação anterior da coronel Mônica de Mesquita Miranda para o Corpo de Bombeiros (CBMDF).