Na pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos; outras tiveram redução de salário; algumas empresas precisaram encerrar suas atividades ou tiveram de reduzir seus custos, tudo por causa da turbulência financeira com a qual o mundo se deparou “de repente” devido a um organismo microscópico: um vírus!
Quem poderia imaginar que, do dia para a noite, todo esse revés mundial poderia acontecer?
Nesse ínterim, vimos muitos indivíduos sendo despejados de suas casas ou sem ter o mínimo de recursos para se alimentar, o que os levou a dependerem da ajuda do governo, de amigos…
Imagina se esses brasileiros possuíssem uma margem para imprevistos, a tão falada “reserva financeira”? Esses imprevistos teriam sido mitigados? Será que não haveria recursos para alguns meses de aluguel a mais, mesmo sem a percepção de salários? E o que falar da alimentação? Uma reserva não teria suprido essa falta?
José, na Bíblia, interpretou o sonho de Faraó e disse a ele que seria bom reservar a quinta parte das colheitas na época da fartura (das vacas gordas) para o tempo de escassez (das vacas magras)! Foram sete anos fartos e sete de escassez! Ah, se essa reserva não tivesse sido preparada! Haveria fome? Guerra por mantimentos? Mortes desnecessárias? Sim, uma catástrofe generalizada poderia ter acontecido caso o preparo para as incertezas não tivesse ocorrido lá atrás!
E como você pode, de forma prática, montar uma reserva financeira para que aleatoriedades não o peguem desprevenido?
No melhor dos mundos, o ideal seria você reservar a quinta parte dos seus ganhos (20%) para elaborar essa sua reserva!
Pode ser que hoje você não consiga separar essa quantia. Mas apenas comece! O importante aqui é a constância, é você todo mês começar a reservar uma quantia, que sejam 10 reais, até elaborar uma reserva que deve ser equivalente a pelo menos 6x o valor das suas despesas mensais!
Ex.: Suponhamos que suas despesas mensais sejam iguais a R$ 3.000,00, assim sua reserva para imprevistos deve ser 6x isso, ou seja, R$ 18.000,00.
Tenhamos sempre em mente que, como disse Morgan Housel no livro Psicologia Financeira, “coisas inimagináveis são passíveis de ocorrer”. A doença pode chegar, o carro pode pifar, catástrofes da natureza podem acontecer e por aí vai. E se você pode estar financeiramente preparado para isso, de modo a enfrentar essas possíveis ocorrências de maneira mais amena, por que não se preparar com antecedência?
E nunca se esqueça dessa afirmação incrível do Morgan Housel: “A parte mais importante de um plano é ter um plano para quando o plano não estiver saindo conforme o plano!”.
Até breve, uma semana abençoada a todos!