A inclusão, por meio da educação, é um processo que busca garantir a participação, a aprendizagem e o crescimento de todos os estudantes, independentemente de suas características ou necessidades individuais. A escola inclusiva constitui-se como espaço de diversidade, em que todos são respeitados e valorizados, resguardando a pluralidade.
A educação inclusiva pressupõe a criação de ambientes de aprendizagem que acolham a todas as diferenças, promovendo um atendimento adequado e, a um só tempo, coletivo (sem ser genérico) e individualizado. Observando essa premissa, reconhecemos que a inclusão deve promover a igualdade de oportunidades educacionais. Quando todas as crianças têm acesso ao mesmo ensino, elas têm as mesmas chances de aprender e desenvolver seu potencial.
Dessa forma, é fundante pensar que a inclusão promove, a todos os estudantes, a aprendizagem colaborativa por meio de um processo de interação social em que as trocas e o compartilhamento de saberes ganham enorme importância. Na medida em que estudantes com diferentes habilidades e experiências trabalham juntos, abre-se a possibilidade de aprender uns com os outros. E, para além de conhecimentos acadêmicos, desenvolvem-se competências socioemocionais como a empatia, a compreensão, a cooperação e o respeito às diferenças.
Estar inserido no contexto da escola possibilita à pessoa com deficiência a melhora da autoestima e do autoconceito; o aumento da motivação e das possibilidades de participação; a ampliação das habilidades sociais e de comunicação e o aumento do desempenho escolar. Ou seja, o convívio no ambiente escolar beneficia e, por isso mesmo, diz respeito a todos na escola, considerando-se a singularidade do processo de aprendizagem de cada um e de cada uma.
O compromisso global e os desafios
Ratificamos também que essa é, sem dúvida, uma preocupação global, prevista pelas Nações Unidas em seu quarto ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que assim se anuncia: “Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. O primeiro passo, portanto, para que se estabeleça uma educação inclusiva exitosa passa pela crença de pais, professores e demais membros da comunidade de que todos são capazes de aprender e têm direito a oportunidades reais de aprendizagem qualificada.
Como se pode perceber, ações de inclusão são um grande desafio que só poderá se efetivar se a escola estiver preparada para receber todos os alunos, atendendo-os em suas peculiaridades e demandas. Isso implica que a escola precisa ter uma infraestrutura adequada, promover a adequação curricular e ter professores capacitados na medida em que exige uma metodologia personalizada e que coloque o estudante como protagonista no processo de aprender.