O Deputado Thiago Manzoni (PL-DF) entrevistou o economista Adriano Paranaíba no 13º episódio de “A Direita em Todas as Direções”. Paranaíba é um dos maiores expoentes do liberalismo no Brasil.
Adriano Paranaíba é diretor do Instituto Mises Brasil (IMB), uma organização sem fins lucrativos que visa a divulgação das ideias da liberdade, usando o argumento teórico da Escola Austríaca de Economia. O Instituto Mises completou 15 anos de existência, possui uma revista acadêmica e livros gratuitos disponíveis para download.
Temos cursos de curta e longa duração e pós-graduação. Já conseguimos criar um corpo docente de mestres e doutores no Brasil, focados na divulgação e na formação dessas ideias da liberdade”, explicou Paranaíba.
Para iniciar o bate-papo, o deputado Thiago falou sobre exploração. “Quem explora mais o indivíduo, o Estado ou o capitalismo?
Com certeza é o Estado. No capitalismo, via de regra, você teria que ter aí um livre mercado e o livre mercado permite que novos ofertantes de produtos possam entrar, e isso permite que os consumidores tenham possibilidades de escolha. Enquanto, quando o Estado oferece os famosos bens públicos (não existe bem público, é só um conceito teórico na verdade, são bens estatais), muitos deles são obrigatórios para os cidadãos, são monopólios legais, então quem é mais obrigado dentro de um sistema econômico a ser escravizado por alguém é um sistema estatal, e não um sistema de livre mercado”, detalhou o professor Paranaíba.
Na conversa, o deputado Manzoni e o doutor Adriano esclareceram o que é o mercado, a bolsa de valores e as consequências da intervenção do Estado na economia. Assuntos como estabilização econômica, Plano Real e inflação controlada também foram tratados.
O 13º episódio completo do podcast “A Direita em Todas as Direções” está disponível no YouTube do deputado Thiago Manzoni, no link.