A nutrição pode ajudar na busca por uma pele saudável

Como os nutrientes certos podem transformar sua cútis, e prevenir o envelhecimento

Simone Dias
Por Simone Dias  - Nutrição 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Uma pele radiante resulta não apenas de cuidados externos, requer atenção à nossa alimentaçãoImagem: Adobe Stock

A busca por uma pele saudável e radiante tem sido prioridade para muitas pessoas ao redor do mundo. Como explico sempre para as pacientes, a pele é o órgão com maior área de contato entre o corpo e o meio externo. Ela não apenas protege o corpo dos danos ambientais externos e evita a perda de água do corpo, mas é também responsável por inegável efeito estético. Além dos cuidados tópicos, é importante compreender que, desde a juventude até o envelhecimento, a nutrição é fundamental para todos os processos biológicos da pele, não se esquecendo também de que várias doenças podem ser evitadas.

Nos últimos anos, comprovou-se a estreita relação entre hábitos alimentares (saúde-nutrição) e a saúde da pele. Pesquisas clínicas e epidemiológicas mostram o sucesso entre a nutrição e a saúde de tecidos e órgãos e confirmam que os níveis nutricionais e os hábitos alimentares têm um certo grau de impacto na saúde da pele e no envelhecimento.

A vitamina C, por exemplo, tem uma ação antioxidante que protege a pele dos danos causados pelos radicais livres

Algumas vitaminas que contribuem para uma pele saudável:  A, C, D e E.
A vitamina C, por exemplo, tem uma ação antioxidante que protege a pele dos danos causados pelos radicais livres, reduzindo o estresse oxidativo e prevenindo o envelhecimento precoce. Outra vitamina que também é frequentemente associada à exposição ao sol, mas também pode ser obtida por meio de certos alimentos é a vitamina D. Peixes gordurosos, como o salmão e o atum, além de ovos, são fontes valiosas dessa vitamina.

 As vitaminas C e E são poderosos antioxidantes. Elas desempenham papel vital na regeneração celular, o que contribui para uma pele mais viçosa e radiante. Amêndoas, sementes de girassol, azeite de oliva, abacate e espinafre são apenas alguns dos alimentos que podem nos ajudar nessa busca. O zinco e o selênio são minerais essenciais, também desempenham papéis importantes para isso. O zinco auxilia na cicatrização de feridas e regeneração celular, já o selênio protege a pele contra os danos causados pelos raios ultravioleta.

Em resumo: uma pele radiante resulta não apenas de cuidados externos, requer atenção à nossa alimentação. Incorporar nutrientes essenciais em nossa dieta diária pode fazer toda a diferença na busca por uma pele saudável e deslumbrante. Beber muita água, praticar atividade física e trabalhar com o equilíbrio entre saúde física e mental é fundamental para a manutenção desse órgão tão importante para nós.

Compartilhe esse Artigo
Posted by Simone Dias Nutrição
seguir
Especialista em comportamento alimentar – Foco ajudar mulheres a entenderem a alimentação como uma grande aliada na saúde e na qualidade de vida.
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights