Moradores da Região Administrativa (RA) de Vicente Pires reclamam de falta de água e de transtornos causados por um vazamento na tubulação da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Segundo relatos o vazamento está acontecendo no Trecho 3, Quadra 3, Conjunto 2 de Vicente Pires. Há dias os moradores vêm enfrentando problemas com falta de água em suas residências, enquanto um vazamento jorra água pelas ruas.
No domingo (09), a Caesb compareceu ao local e abriu um buraco na rua, deixando os moradores “ilhados” e sem água das 18h à meia-noite. No dia seguinte, segunda-feira (10), retornaram para tampar o buraco, mas, não resolveram o vazamento, que continua causando o desperdício de água tratada e pública, escorrendo dia e noite. Além do desperdício a água que escorre pode danificar o asfalto na Avenida Governador.
Diante dessa situação, Gilvando Galdino Fernandes, administrador de Vicente Pires, foi até o local na manhã desta sexta-feira (14) e fez um vídeo, que foi compartilhado nos grupos de WhatsApp da região. No vídeo, o administrador promete tomar providências para solucionar o problema e melhorar a condição da Avenida, que está se transformando em um verdadeiro caos.
Relatos dos moradores
Indignados com a situação, os moradores da região expressaram sua insatisfação. A moradora Eliane Andrade, afirma que a quantidade de água tratada que está sendo desperdiçada é alarmante, e considera isso um verdadeiro “gato” da própria Caesb.
“Está difícil trabalhar, quase todo final de semana sem água”, diz Solange do Nascimento, dona de uma pizzaria que fica próxima do local onde ocorre o vazamento. A comunidade espera que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para resolver o vazamento e evitar maiores danos ao local. Além disso, esperam que sejam implementadas ações para evitar futuros transtornos semelhantes, garantindo o abastecimento adequado de água e a preservação das vias públicas da região. “Só esta semana ficamos sem água por três dias, é um absurdo!”, relatou o morador Mauro Maia. Inclusive no momento desta reportagem, feita às 16h de desta sexta-feira (14), a população estava mais uma vez sem água, ou seja, segundo relatos pela quarta vez, em uma semana.
Ponte Perigosa
Outro assunto que está causando grande preocupação entre os residentes de Vicente Pires, é a ponte localizada próxima a uma das bacias de contenção, por onde passa o córrego. Essa ponte não possui proteção, o que coloca em risco a vida dos moradores. Diante dessa situação perigosa, os residentes solicitam urgentemente uma solução por parte da administração local.
Em um dos grupos de WhatsApp, um dos assessores responsáveis pela comunicação com os cidadãos, informou que o problema já foi encaminhado à Secretaria de Obras, a fim de que sejam tomadas medidas para solucionar essa questão tão importante e garantir a segurança dos moradores.
Resposta Caesb
Procuramos a Caesb em busca de esclarecimentos sobre a situação de Avenida Governador em Vicente Pires, e segundo a assessoria, equipes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) estão no local consertando a rede que se rompeu. Por se tratar de uma tubulação de grande porte, os serviços ainda estão em andamento e, dessa maneira, foi necessário suspender o fornecimento de água da região. A Caesb pede aos moradores que utilizem água de forma consciente até a retomada gradual da distribuição.
A Caebs também informou que devido a extensa rede de tubulação de água e esgoto, necessita de apoio da população. “Lembramos que, por termos uma rede tubulação de água (9.760 km) e de esgotos (7.661 km) bastante extensa, precisamos do apoio da população em nos informar pelos canais oficiais de atendimento os pontos que necessitam de manutenção. É fundamental que o usuário faça o registro da solicitação”.
Gostaríamos de solicitar a gentileza de reforçar juntos aos clientes que registrem os pedidos de manutenção pelo aplicativo, site ou Central de Atendimento (115), uma vez que a demora em nos informar o vazamento ocasiona um prazo mais dilatado para o conserto.