Fala senhores, tudo bem? Hoje decidi falar sobre algo que não é muito comum ouvir por aí: tipos de colarinhos. Vou falar sobre os 4 colarinhos mais usados e mais estilosos que existem. Cada tipo de colarinho tem suas próprias características e é adequado para diferentes ocasiões e estilos de roupa. É importante escolher o colarinho certo para a situação em que você está, para garantir que seu look seja apropriado e elegante.
Colarinho Francês
Esse colarinho, por mais que você não conheça, provavelmente você pode estar usando ele agora. Ele é um dos mais usados por todos os homens de negócios e é praticamente um padrão das camisas sociais usadas aqui no Brasil. Esse colarinho é caracterizado por ter pontas afiadas e um pouco compridas que apontam para baixo. Essas pontas são mais longas do que as do colarinho italiano e não tão longas quanto o colarinho inglês, por exemplo.
O colarinho francês é frequentemente usado em combinação com uma gravata. Como as pontas são mais longas e se afastam mais do pescoço, a gravata pode ser tanto a mais larga quanto a mais fina, não vai fazer tanta diferença usando esse tipo de colarinho. Isso o torna uma escolha popular para basicamente qualquer tipo de evento formal.
Embora seja geralmente considerado o tipo mais formal, o colarinho francês pode ser facilmente adaptado para ocasiões mais casuais. Um truque que eu gosto ao utilizar esse modelo de forma casual, é não usar gravata e desabotoar os últimos botões da camisa para criar um visual mais descontraído e moderno.
Colarinho Italiano
O Colarinho Italiano possui as pontas bem mais curtas, deixando praticamente as pontas em paralelo com o pescoço. Diferente do modelo francês, que é um pouco mais formal, o colarinho italiano é geralmente visto como uma opção mais casual, embora ainda seja adequado para ocasiões mais formais, sem problema algum.
Uma das vantagens do tipo italiano é que ele funciona bem com diferentes tipos de nós de gravata. Por ser um colarinho mais baixo, ele permite que a gravata fique mais exposta e tenha mais destaque no visual.
Porém, é importante notar que o colarinho italiano pode não ser a melhor escolha para aqueles homens com rostos mais arredondados ou pescoços mais curtos, pois as pontas arredondadas podem deixar essas características mais evidentes.
Colarinho Americano
Esse colarinho é bem-parecido com o francês. A grande diferença desse modelo é justamente os dois botões que prendem as pontas do colarinho ao corpo da camisa. É uma opção casual e muitas vezes é usado sem gravata.
Colarinho Inglês
Da lista provavelmente o mais elegante e o menos comum aqui no Brasil. Também conhecido como colarinho de asa, esse tipo tem pontas bem mais longas e mais afastadas do pescoço. Ele é frequentemente usado em combinação com uma gravata e é considerado um colarinho bastante formal. É popular em eventos como casamentos e jantares de gala. A dica mais importante em relação a esse colarinho é a respeito do nó da gravata. É recomendável que o nó da gravata seja aquele mais fino, pois se você fizer o nó da gravata mais grosso, não vai combinar em nada.
Agora que você já sabe os 4 principais colarinhos, quais são os que você tem no seu guarda-roupa?