O Governo do Distrito Federal anunciou, nesta sexta-feira (23), a liberação de R$ 18,3 milhões para a pavimentação de um trecho de 7,75 km da DF-285, entre a VC-461 e a divisa com Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha durante a AgroBrasília, importante feira do agronegócio regional.
Segundo o governador, a iniciativa reforça o compromisso com os produtores rurais. “Estamos buscando recursos para arrumar toda a malha asfáltica da região. Até o final do ano, devemos ter mais novidades para os produtores do PAD-DF. Temos avançado graças a esse trabalho coordenado dentro do nosso governo”, afirmou.
As obras, a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), incluirão terraplenagem, instalação do canteiro, pavimentação, drenagem e sinalização completa, garantindo segurança e infraestrutura adequada para quem trafega pela via.
A DF-285 é estratégica, conectando o Distrito Federal a Minas Gerais e Goiás. O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, lembrou que parte da via já foi asfaltada em gestões anteriores. “Faltavam cerca de oito quilômetros até a divisa. Já licitamos e começamos as obras em breve. Será uma obra completa, padrão DER, com tudo o que a comunidade rural precisa”, ressaltou.
Financiamento sem emendas parlamentares
O investimento será financiado pela Fonte 135, do Banco do Brasil, sem depender de emendas parlamentares. O impacto será significativo: cerca de cinco mil motoristas utilizam diariamente o trecho que, ao ser pavimentado, trará mais segurança, reduzirá custos de transporte e melhorará o escoamento da produção agrícola.
O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, destacou a importância econômica da obra.
São quase oito quilômetros até a Ponte da Barragem do Queimado, interligando Minas Gerais. Isso facilita o escoamento da produção, reduz perdas, principalmente de grãos, e diminui custos com transporte, explicou.
Além dos benefícios logísticos, a obra deve gerar 80 empregos diretos, movimentando a economia local e reforçando a importância do setor da construção civil no desenvolvimento regional.