A Receita Federal inicia nesta segunda-feira (17) o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, referente ao ano-base 2024. Os contribuintes têm até o dia 30 de maio para enviar o documento e evitar multas.
A expectativa do órgão é receber cerca de 43 milhões de declarações dentro do prazo. Quem declarar cedo e tiver direito à restituição poderá receber nos primeiros lotes. A prioridade no pagamento segue para idosos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que optarem pelo uso da declaração pré-preenchida ou pela restituição via Pix.
Entre as regras deste ano, continuam obrigados a declarar aqueles que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2024. Também entram na lista pessoas que obtiveram ganho de capital na venda de bens, realizaram operações na bolsa de valores ou possuíam bens acima de R$ 800 mil.
A Receita reforça que a declaração pode ser feita pelo programa no computador, pelo aplicativo oficial ou diretamente no portal e-CAC. Mais detalhes e o passo a passo estão disponíveis no site da Receita Federal.