Crescimento do comércio e serviços no DF supera expectativas em 2024

Setores de varejo e serviços batem recordes e mostram bom desempenho, superando a média nacional

Redação
Por Redação 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Imagem: Reprodução/Fecomercio
ouça o post

Os números de 2024 para os setores de comércio e serviços do Distrito Federal surpreenderam positivamente, com crescimento acima da média nacional e o melhor desempenho dos últimos dez anos. O varejo local registrou uma alta de 5,8%, enquanto o setor de serviços teve um aumento de 5,1%. Ambos os índices superaram os 4,7% e 3,1% observados em nível nacional, conforme o balanço anual divulgado pelo IBGE.

No mês de dezembro, o comércio varejista no DF apresentou um crescimento de 4,2% em relação a novembro, compensando a queda registrada no mês anterior, que foi de -2,5%. Quando comparado a dezembro de 2023, o crescimento foi de 6%, um resultado muito superior ao índice nacional, que ficou em -0,1%.

O setor de serviços também demonstrou força. Em dezembro, o volume de serviços no DF cresceu 0,8% sobre o mês anterior e registrou um aumento de 5,7% quando comparado ao mesmo período de 2023. No acumulado de 2024, a capital federal ficou com o sexto melhor desempenho entre os estados, superado apenas por regiões como Amazonas e Amapá.

Setor de serviços também cresce no DF

José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, destacou que a queda no desemprego e o aumento da massa salarial são fatores decisivos para o bom desempenho econômico de Brasília. O emprego formal, especialmente nos setores de comércio e serviços, se manteve em alta, contribuindo para o aumento do poder de compra e do consumo.

Dentro do comércio, produtos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos se destacaram com crescimento expressivo de 14,1% e 12,5%, respectivamente. Por outro lado, o segmento de combustíveis teve uma leve retração de -0,3%, enquanto o setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação enfrentou uma queda drástica de -37,3%.

No setor de serviços, a área de informação e comunicação liderou os avanços, com crescimento de 13,7%. Serviços profissionais e administrativos também se destacaram com uma alta de 8,2%. No entanto, transportes e serviços auxiliares apresentaram uma queda de -7,4%.

O desempenho positivo observado em 2024 traz perspectivas otimistas para o comércio e serviços no DF, com a expectativa de que o crescimento continue nos próximos anos, principalmente no varejo.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights