Nesta terça-feira (3), delegados e agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) participaram do workshop Ferramentas da SSP-DF no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). O evento apresentou estratégias, dados e ferramentas para prevenir a violência doméstica e proteger as mulheres em situação de vulnerabilidade.
Entre os temas abordados, estiveram o monitoramento de agressores, o programa Viva Flor, que prioriza o socorro policial e o acolhimento especializado às vítimas, e as análises realizadas pela Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios (CTMHF). O uso de tecnologias, como videomonitoramento urbano e sistemas de acompanhamento, também foi destacado.
Estatísticas e desafios
O coordenador-geral da CTMHF, Marcelo Zago, apresentou dados do Painel de Feminicídios, que guiam políticas públicas baseadas em evidências. Já a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira, reforçou que a prioridade é evitar que a violência aconteça, indo além da repressão criminal.
A coordenadora da Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas, Andrea Boanova, destacou a importância de encontros como esse para o aprimoramento do atendimento às vítimas. “Além de compartilharmos dados, buscamos soluções para os desafios enfrentados no monitoramento de mulheres protegidas, afirmou.
Feminicídio zero: um esforço coletivo
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, enfatizou a meta de eliminar o feminicídio no Distrito Federal. “Essa luta exige mudança cultural e engajamento conjunto de órgãos públicos e da sociedade civil. Precisamos atuar de forma integrada para proteger as mulheres e prevenir os crimes”, declarou.
A iniciativa faz parte do eixo Mulher Mais Segura, do programa DF Mais Seguro, que reúne medidas preventivas e tecnológicas para combater a violência doméstica e familiar. O encontro reforçou a necessidade de colaboração entre instituições e sociedade para alcançar maior efetividade nas ações e reduzir os índices de violência contra mulheres.