O viaduto do Jardim Botânico foi inaugurado, nesta sexta-feira (8/11) pelo governador Ibaneis Rocha, e tem a expectativa de atender uma média de 80 mil motoristas por dia nos trajetos de Brasília para os condomínios do Jardim Botânico, São Sebastião, Jardins Mangueiral, condomínios da DF 140 (Mônaco e outros) e o Jardim ABC (GO).
A obra custou mais de R$33 milhões, mas segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB) já começou desafogar o trânsito desde quando foi aberta a primeira alça para o trânsito.
O governador esteve no local, e disse que está muito satisfeito com o resultado. “Antes nós tínhamos um trânsito muito complicado naquele entroncamento que acontecia entre a Estrada Parque e a Cabeça de Veado que se encontram aqui, agora, só com esta a obra finalizada os moradores vão perceber a diferença”, destacou o governador que considerou o atraso na obra, normal para uma obra que não é a única que está sendo feita no DF. “Hoje trabalhamos com centenas de obras por toda cidade, então é natural que aconteçam atrasos. O importante é que estamos finalizando e entregando para a população e todo mundo está elogiando cada um dos pontos que temos atacado para melhorar a mobilidade do Distrito Federal”, disse.
A vice-governadora, Celina Leão (PP) disse que estava feliz e emocionada por ver mais uma obra sendo entregue à população do Distrito Federal. “Nós estamos fazendo centenas de obras por toda a cidade. E a entrega de cada uma delas muda a vida das pessoas. Este viaduto vai dar maior qualidade de vida para as pessoas e reduzir o tempo que ficavam em engarrafamentos”, afirmou Celina destacando o cuidado que as empresas responsáveis pelas obras estão tendo com o acabamento, com a finalização de cada obra. “Além de melhorarmos a mobilidade da cidade, estamos deixando ela muito mais bonita”, destacou.
Reivindicação antiga
Segundo os técnicos da Novacap, só foi entregue a primeira parte da obra que faz parte de um complexo que continuará a ser construído. “Por enquanto vejo que ficou muito bonito, mas ainda não consigo ver toda esta melhoria no trânsito. “Vamos esperar que eles concluam o complexo que estão falando e realmente tenhamos melhoria nas posições”, disse Sara Santana, moradora de um dos condomínios da região, lembrando que há 22 anos prometemos a Estrada da Lua, que seria uma outra estrada que dividiria o trânsito com a Estrada do Sol, mas isso nunca aconteceu. “O Roriz já conhece essa estrada. Ele já morreu e a estrada continua sendo uma lenda”, afirmou a moradora que está na região desde 2002.