A partir de sexta-feira (23), Brasília se tornará o epicentro de uma das maiores competições off-road das Américas, o Rally dos Sertões BRB. Em uma edição histórica, a capital será pela primeira vez o ponto de partida e de chegada da corrida, reforçando o papel da cidade como um polo turístico e econômico.
O governador Ibaneis Rocha destacou durante uma coletiva de imprensa realizada no Estádio Arena BRB Mané Garrincha, o impacto positivo do evento na economia local. “O Rally dos Sertões traz para a capital a oportunidade de mostrar os nossos encantos. Brasília tem se desenvolvido muito na área do turismo, com grande incentivo nosso. Reformulamos ambientes como a Casa de Chá e a Esplanada dos Ministérios, fortalecendo ainda mais nossa posição no cenário turístico nacional”, afirmou.
O evento, que promete movimentar cerca de R$ 1,5 milhão por dia em cada cidade por onde passa, é uma demonstração do potencial econômico do turismo, uma atividade que gera empregos e renda sem causar poluição. “Estamos felizes. O Rally dos Sertões, saindo e voltando a Brasília, é um marco para todos nós e divulga cada vez mais o nome da capital da República”, completou o governador.
A competição deste ano, que vai até o dia 31 de agosto, percorre 3.500 km, com 2.500 km cronometrados, atravessando o DF, Minas Gerais, Goiás e Bahia. O evento não apenas desafia os competidores em suas motos, carros e UTVs, mas também movimenta mais de 50 atividades econômicas ligadas ao turismo, desde hotéis e restaurantes até serviços de transporte e outros profissionais locais.
Para Leonora Guedes, CEO do Rally Sertões, a escolha de Brasília como sede do evento foi estratégica. “Brasília tem uma localização geográfica superestratégica e toda a infraestrutura necessária para receber nossa caravana de 2,5 mil pessoas. Foi uma escolha muito assertiva. Os pilotos ficaram felizes, será uma edição histórica”, destacou.
A evolução
O Rally dos Sertões começou em 1991 e desde então evoluiu, transformando-se em uma plataforma de esportes de aventura que explora diversas regiões do Brasil. Em 2020, devido à pandemia, o evento foi adaptado, incluindo um comboio que percorreu as ruas de Brasília, passando pelos principais monumentos, em uma rota guiada por Nelsinho Piquet. Este ano, com a retomada completa do evento, Brasília reforça sua posição como um destino estratégico e promissor no cenário turístico e esportivo nacional.