Empresários que integram a cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais de todo o Brasil se reúnem mais uma vez em Holambra (SP) para conhecer as novidades do setor. A 31ª Enflor, que começou neste domingo, segue até terça-feira (16) com a presença de profissionais e especialistas que discutem tendências, inovação, capacitação e empreendedorismo. Composta por conselheiros da entidade e empresários da capital, uma comitiva do Senac-DF, com apoio do Sebrea-DF, participa do evento.
Liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio-DF e do Conselho Regional do Senac-DF, José Aparecido Freire, a missão conta com a presença do diretor regional da entidade, Vitor Corrêa, do especialista em flores do Departamento Nacional do Senac e eleito um dos 10 melhores floristas do mundo em 2015, Tanus Saab, e do presidente do Sindigêneros-DF, Joaquim dos Santos, renomado florista da capital. Na cidade paulista, eles visitaram a Escola Brasileira de Arte Floral, referência nacional no segmento.
Aparecido adiantou que o Senac-DF planeja expandir seu portfólio na área de cursos de flores. “Além das formações que já temos, como a de florista e design de interiores, planejamos lançar em breve cursos de paisagismo e jardinagem. Dessa forma, passamos a atender uma cadeia importante para a qualificação de mão de obra”, explicou.
Nova turma em setembro
Em maio, o Senac-DF lançou um curso inédito de florista com apoio do Sindigêneros-DF. Com alta demanda por mão de obra, uma nova turma já está prevista para setembro. “Esse mercado é muito importante para a economia do Distrito Federal, uma das regiões com maior venda per capita de flores e plantas do Brasil. Por isso, nossa presença aqui em Holambra se faz indispensável para que possamos oferecer o que há de mais moderno para os empresários e consumidores da capital”, disse o diretor do Senac-DF.
Para garantir a excelência no ensino, o curso recém-lançado conta com laboratório especial no Senac de Taguatinga, com 67 metros quadrados, equipado com bancadas de inox, balcões, banquetas autorreguláveis e câmaras frias. A instrutora Camila Holz, bióloga com formação em arte floral, foi selecionada para ser instrutora do curso. Ela integra a missão do Senac-DF para Holambra.
Hoje, o segmento de flores ocupa posição de destaque no cenário nacional em eventos que utilizam flores e ornamentos, como casamentos, formaturas e aniversários. No Distrito Federal, onde há cerca de 600 empresas, entre MEIs e pequenos empresários, o setor gera aproximadamente 800 empregos. No curso do Senac-DF, o estudante aprende a criar e executar projetos florais para ornamentação de ambientes, utilizando conceitos artísticos de composição, cor, textura e harmonia, além de tendências nos segmentos de floricultura e decoração.
O curso possui disciplinas que ensinam a organizar o ambiente de trabalho do florista, elaborar produções florais e planejar e executar projetos de decoração floral para eventos. Um dos destaques da formação é o método de ensino Senac, onde o aluno aprende fazendo e já se forma totalmente preparado para o mercado de trabalho.