Deputado Ricardo Vale: da proteção das mulheres aos direitos dos animais, passo a passo para uma Brasília melhor

A dedicação e os planos do vice-presidente da Câmara Legislativa em busca de uma capital mais humana e justa

Dedé Roriz
Por Dedé Roriz 6 Min Leitura
6 Min Leitura
De acordo com Ricardo Vale, no momento ele tem 38 projetos de lei apresentados e em tramitação na casa legislativaImagem: Reprodução
Ouça o post

No contexto político de Brasília, a sucessão do atual governador parece uma questão já definida para muitos, porém, para o Deputado Ricardo Vale (PT-DF), vice-presidente da Câmara Legislativa, as coisas não são tão simples quanto parecem para a equipe do Palácio do Buriti. Em uma entrevista exclusiva ao Jornal Capital Federal, o deputado revelou que as próximas eleições no DF poderão ser decididas entre os bolsonaristas raízes e o campo de esquerda. Sobre suas principais ações durante o mandato de 2023, destacou seu compromisso com temas como a proteção das mulheres, a melhoria dos serviços públicos e a defesa dos animais.

Jornal Capital Federal: Deputado, quais foram suas principais realizações em 2023?
Deputado Ricardo Vale:
Certamente. Uma das iniciativas mais significativas foi a abordagem da pauta em defesa da mulher, com a aprovação e a regulamentação da Lei nº 7.264/2023, que estabelece multas entre R$ 500 e R$ 500 mil para os agressores de mulheres. Nosso objetivo é fechar o cerco contra a violência. Também pensamos na prevenção, e conseguimos a regulamentação da Lei nº 5.806/2017, que obriga o debate sobre a valorização das mulheres e o combate ao machismo nas escolas públicas. Ainda no âmbito da defesa de direitos, iniciamos o debate sobre a criação do Programa Guardião Responsável, um projeto de política pública que centralize o monitoramento dos animais e as ações de prestação de serviço e já estamos trabalhando em outros projetos de fortalecimento dessa visão. Outro tema que trabalhamos muito no ano passado foi o Tarifa Zero Estudantil. Conseguimos avanços importantes na tramitação do meu projeto de lei e vamos intensificar o trabalho político pela aprovação dessa medida que vai beneficiar milhares de famílias no DF.

Entrevista concedida no restaurante Dudu Bar Alta Gastronomia, 303 Asa Sul | Imagem: Dedé Roriz/JCF

JCF: Quantas leis foram aprovadas durante o seu mandato?
Ricardo Vale:
Atualmente, tenho 38 projetos de lei apresentados e tramitando na casa. Felizmente já conseguimos a sanção de cinco leis. Além da que pune no bolso os agressores de mulheres, conseguimos a Lei nº 7.393/2024, que cria o programa de valorização aos escritores e escritoras do DF; a Lei nº 7.458/2024, que garante o benefício da Bolsa-Atleta no DF para gestantes e puérperas; a Lei nº 2.402/2024, que amplia o acesso a universidades para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública com uma bonificação de 8% na pontuação do Enem; e a Lei 7.464/2024, que dispõe sobre a infraestrutura de apoio nos locais das atividades dos instrutores e alunos de autoescolas.

JCF: Qual foi o momento mais emocionante para o senhor, como parlamentar, que confirmou estar no caminho certo?
Ricardo Vale:
Foi quando conseguimos garantir o acesso a uma UTI para um bebê prematuro de seis meses. Foi uma vitória significativa! Ver o impacto direto do nosso trabalho na vida das pessoas é extremamente gratificante.

JCF: Para onde suas emendas parlamentares costumam ser direcionadas?
Ricardo Vale:
Tenho priorizado áreas fundamentais como a educação, a mobilidade urbana, em parceria com a Novacap, e a promoção da cultura local, como no Dia do Rock Brasiliense, que visa deixar vivo o legado do rock e apoiar novas bandas e artistas da cidade.

JCF: O senhor pretende concorrer à mesa diretora na próxima eleição?
Ricardo Vale:
Essa decisão depende do bloco de esquerda, do qual faço parte. Se o bloco considerar que devo continuar na mesa diretora como vice-presidente, estarei à disposição para assumir essa responsabilidade.

JCF: E quanto à sua candidatura em 2026, já tem planos definidos?
Ricardo Vale:
Ainda é cedo para definir, mas estou aberto às demandas das minhas bases, grupo político e do PT. A decisão será deles, estou preparado para enfrentar os desafios que vierem.

JCF: Qual é a sua visão para uma chapa ideal da esquerda em 2026, visando disputar o governo e vagas no Senado contra possíveis adversários?
Ricardo Vale:
Acredito que a unidade do campo democrático de esquerda e o apoio de alguns partidos de centro são fundamentais. Temos nomes de destaque que podem compor essa chapa como Leandro Grass, Érica Kokay, Leila do Vôlei e Fábio Félix, entre outros. A cooperação e união entre diferentes forças políticas são essenciais para alcançarmos nossos objetivos e ganhar da extrema direita as próximas eleições.

JCF: Qual é a sua principal meta para este mandato?
Ricardo Vale:
Temos muitas metas, em várias áreas. Mas estou muito empenhado em contribuir para a redução da violência contra as mulheres, garantindo que elas possam viver sem medo de agressões físicas ou patrimoniais. Essa é uma luta que demanda comprometimento contínuo e políticas eficazes para proteger e empoderar as mulheres em nossa sociedade.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights