Chama olímpica é acesa na Grécia e inicia revezamento da tocha

Cerimônia no Templo de Hera marca o início do revezamento da tocha pelas ruas francesas

Danieli Aguiar
Por Danieli Aguiar 2 Min Leitura
2 Min Leitura
Imagem: Divulgação/Paris 2024
ouça o post

Nesta terça-feira, a histórica chama olímpica foi acesa no Templo de Hera, em Olímpia, seguindo a tradição que remonta aos Jogos na Antiguidade. A tocha, símbolo das Olimpíadas, foi então passada para mais de 10 mil condutores, em uma jornada que culminará na iluminação da pira dos Jogos de Paris, na cerimônia de abertura em 26 de julho.

Uma das surpresas da cerimônia foi a adaptação no traje das atrizes que representaram as sacerdotisas do Templo de Hera. Em vez do habitual branco, seus vestidos adotaram tons cinzentos, uma homenagem às clássicas colunas gregas.

O pontapé inicial no revezamento foi dado pelo remador grego Stéfanos Doúskos, atual campeão olímpico do skiff simples. Em um momento simbólico, ele passou a chama para Laure Manaudou, celebrada nadadora com três medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Atenas 2004, incluindo o ouro nos 400m livre. Manaudou tornou-se assim a primeira francesa a conduzir o emblemático fogo olímpico.

Percurso

O percurso da tocha contará com 68 etapas na França, a partir de 8 de maio, atravessando cerca de 400 cidades do país. O trajeto incluirá também os territórios ultramarinos franceses da Guiana Francesa, Reunião, Nova Caledônia, Polinésia Francesa, Guadalupe e Martinica, unindo diferentes culturas em torno do espírito olímpico.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights