O Sistema Fecomércio-DF é uma importante instituição que impulsiona a economia local, e se destaca por suas ações sociais em prol da comunidade do Distrito Federal. Em uma entrevista exclusiva ao Jornal Capital Federal, o presidente José Aparecido da Costa Freire compartilha detalhes sobre as iniciativas implementadas, parcerias estratégicas e o compromisso contínuo com o bem-estar e a capacitação dos trabalhadores do comércio e serviço da região.
Fortalecimento do setor
Ao falar sobre o fortalecimento do setor do comércio e serviços, parte vital para a economia do Distrito Federal, o presidente enfatizou a importância do diálogo com os empresários por meio dos 27 sindicatos. “A partir dessas conversas, identificamos demandas que são levadas ao governo para defender os interesses do setor”. Ele também destacou os serviços sociais e de saúde do SESC, assim como a capacitação promovida pelo SENAC para aumentar a produtividade dos colaboradores.
Capacitação dos trabalhadores
“Criamos cursos customizados para atender às necessidades de cada segmento, como postos de gasolina, floriculturas e dentre muitos outros, cada setor que nos traz essas demandas a gente tem procurado fazer. Para nós, ouvir os sindicatos é essencial”, enfatiza.
Parceria com a Secretaria de Educação
“Temos uma parceria com a Secretaria de Educação e oferecemos cursos técnicos para alunos do ensino médio, preparando-os para o mercado de trabalho”. José Aparecido mencionou que, no último ano, foram capacitados 1.600 alunos, e que há mais 2.400 vagas previstas para este ano.
Contribuição para a reintegração de detentos
A Fecomércio-DF colabora com outras entidades governamentais, como a Secretaria de Administração Penitenciária e oferece oportunidades de reinserção social e profissional. “Nós entendemos que o preso, ele cometeu um erro, ele, de acordo com o julgamento, de acordo com a pena, ele tem que cumprir. Mas, se você deixar o preso ocioso lá dentro da penitenciária sem nenhuma qualificação, primeiro que ele vai aprender talvez coisas lá que não são boas para a sua vida. E depois, quando ele sai, quando ele cumpre a sua pena, pergunta-se o que esse preso tem para ser reintegrado à sociedade e ao mercado de trabalho. Então, oferecer qualificação dentro das penitenciárias facilita a reinserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena, é bom para o preso e para a sociedade”.
Sustentabilidade e responsabilidade social
“Recebemos o prêmio de sustentabilidade em 2022 e o SESC e o SENAC têm aderido às boas práticas de sustentabilidade para economia de energia e construindo unidades sustentáveis. Vamos construir duas novas unidades que serão 100% sustentáveis. Nós entendemos que hoje a questão no meio ambiente é uma questão muito importante e nós temos que, no papel social, principal área do SESC, fazer com que nós tenhamos a sustentabilidade e a preservação da natureza”.
Participação das mulheres na economia
José Aparecido apresentou números significativos sobre a participação das mulheres para o crescimento econômico do DF. “No Distrito Federal, cerca de 52% da população é composta por mulheres. Em uma pesquisa que nós temos hoje, de cada 100 empresas que são montadas, 32% são de mulheres. Temos também a questão da mantenedora do lar – 43% das mulheres aqui no DF também são responsáveis por sustentar suas famílias. Então, quando você tem aqui no ramo do empreendedorismo, 32% das empresas são de mulheres. É uma participação muito importante e as mulheres têm avançado nesse aspecto. As mulheres são audaciosas, têm mais coragem”.
Contribuição social da Fecomércio-DF
A Fecomércio-DF desempenha um papel significativo no desenvolvimento do programa Fecomércio Mais Perto de Todos, uma série de ações sociais voltadas ao bem-estar das pessoas atendidas. “Nós já atendemos quase 85 mil pessoas. Essas pessoas, em média, têm quatro atendimentos por edição, então já atendemos uma quantidade muito grande de pessoas com serviços gratuitos à população em diversas cidades”, destacou o presidente. Esse trabalho é realizado com recursos próprios e visa promover o bem-estar da comunidade.
O presidente também ressaltou a importância do programa Sesc Mesa Brasil, considerado por ele o melhor programa alimentar do país. “E o Sesc Mesa Brasil é o melhor programa alimentar que existe no Brasil. O Sesc Mesa Brasil foi a iniciativa que mais salvou vidas na pandemia em questão alimentar. Existe há mais de 20 anos, é um programa que não distribui alimentos diretamente para a população. Ele faz o recolhimento dos alimentos, faz a triagem, que é a separação desses alimentos e distribui para as entidades cadastradas.
Planos futuros
Quanto aos planos futuros, destacou a abertura de novas unidades do SESC e do SENAC para oferecer melhores condições aos colaboradores e empresários do setor.