Páscoa chegando: consciência e moderação são a chave para a celebração!

É possível desfrutar os prazeres da mesa sem culpa ou restrições extremas, valorizando escolhas conscientes e o autocuidado

Simone Dias
Por Simone Dias  - Nutrição 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Imagem: Adobe Stock
ouça o post

A Páscoa é um período especial que nos convida a celebrar a vida e a renovação. Na tradição alimentar, é comum compartilhar refeições simbólicas, como o chocolate, o pão e outros alimentos que representam fertilidade e abundância.

É importante lembrar que a alimentação faz parte não apenas da nossa nutrição no sentido biológico, mas também emocional e social. Durante a Páscoa, podemos aproveitar esses momentos em família em torno da mesa, para saborear com gratidão, consciência e moderação, apreciando não apenas o sabor dos alimentos, mas também a conexão e a partilha que eles proporcionam.

É possível desfrutar os prazeres da mesa sem culpa ou restrições extremas. A chave está em cultivar uma relação saudável e equilibrada com a comida, valorizando escolhas conscientes e o autocuidado. Embora seja tentador entregar-se aos prazeres açucarados dessa época do ano, é importante lembrar que o excesso de açúcar pode ter impactos negativos na saúde a longo prazo. Que esta Páscoa seja uma oportunidade para nutrir não apenas o corpo, mas também o espírito, com amor, compaixão e respeito por si mesmo e pelos outros.

Sabedoria externa e interna

Sabemos que os chocolates se tornaram símbolo da Páscoa. Independente de sua escolha, faça uso de sua Sabedoria Externa e Interna. — O que isso significa, Simone? Sabedoria Interna é ouvir e responder o que o corpo precisa nas decisões de comer (quando se está fisicamente com fome) e parar de comer (quando se está satisfeito) e na escolha consciente dos alimentos que melhor irão saciar e satisfazer em cada contexto. É reconhecer as emoções, os pensamentos e as sensações corporais (aprendendo a nomeá-los, tolerá-los e usá-los da melhor maneira) sem a elas reagir. Já a Sabedoria Externa é saber filtrar a vasta quantidade de informações sobre alimentação e nutrição, com sensatez e conhecimento do que se encaixa em seu contexto; é aplicar pessoalmente o que funcione para você, de acordo com as preferências e necessidades individuais, na manutenção do seu bem-estar geral, sem seguir regras externas estritas ou modismos.

Voltando ao chocolate, o que reforço sempre é que tenhamos consciência para fazer escolhas mais saudáveis e equilibradas. Isso requer um compromisso com a atenção, autocuidado e carinho consigo mesma. Ao adotar uma abordagem consciente para celebrar festividades como essa, é possível desfrutar plenamente dos momentos compartilhados e dos doces sem comprometer sua saúde e bem-estar.

Que nesta Páscoa, a renovação da vida esteja presente em cada gesto de amor e cuidado. Que possamos celebrar não apenas com chocolates, mas também com a doçura das relações e com compaixão. Desejo a você e sua família uma Páscoa repleta de alegria, paz e harmonia, sendo um lembrete do quanto somos abençoados por compartilhar essa jornada juntos.

Compartilhe esse Artigo
Posted by Simone Dias Nutrição
seguir
Especialista em comportamento alimentar – Foco ajudar mulheres a entenderem a alimentação como uma grande aliada na saúde e na qualidade de vida.
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights